Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101438
Title: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Drª Mª Alice Gouveia, Junto da Turma do 7ºB No Ano Letivo 2021/2022 Análise do Processo de Ensino- Aprendizagem e do Tempo Potencial de Aprendizagem em Aulas De Estudantes- Estagiários
Other Titles: Pedagogical Internship Report Developed at the 2nd and 3rd School of Basic School Drª Mª Alice Gouveia, Alongside With the B Class in the 2021/2022 School Year Analysis of the Teaching-Learning Process and Potential Learning time in Classes of Intern Students
Authors: Meira, Daniel Filipe Simões
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Ensino-Aprendizagem; Análise Didática; Pedagogical Internship; Physical Education; Teaching-Learning; Didatic Analysis
Issue Date: 6-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Drª Mª Alice Gouveia, Junto da Turma do 7ºB No Ano Letivo 2021/2022 Análise do Processo de Ensino- Aprendizagem e do Tempo Potencial de Aprendizagem em Aulas De Estudantes- Estagiários
Place of publication or event: Escola Básica 2º e 3º Ciclos Drª Mª Alice Gouveia, Coimbra
Abstract: No âmbito do Estágio Pedagógico desenvolvido no segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra surge o Relatório de Estágio. O Relatório de Estágio é o culminar de uma etapa de formação desenvolvida no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na turma do 7ºB da Escola Básica 2,3 Doutora Maria Alice Gouveia, durante o ano letivo 2021/2022, pretendendo assim agregar toda a descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas durante o período de estágio. O Estágio Pedagógico assume um papel preponderante na formação de estagiários, pois permite que tenham a oportunidade de colocar em prática as aprendizagens obtidas, através da intervenção pedagógica num contexto real da escola, sentindo os desafios de um professor e procurando as melhores soluções para promover o sucesso no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Esta oportunidade de exercitar o cargo de docente sob o olhar crítico de um professor de carreira e observar as aulas de outros docentes permitem ao aluno estagiário ter noção de como funciona realmente o processo de ensino e quais as características a desenvolver para que haja sucesso na transmissão de conteúdos. Este documento está dividido em três capítulos, sendo eles, a contextualização da prática, a análise reflexiva da prática pedagógica e o desenvolvimento do Tema-Problema. A primeira parte consiste na caracterização de todo o contexto em que se estagiou, havendo ainda as expectativas iniciais, as fragilidades que se sentiam no ponto de partida e o projeto de formação inicial. A segunda parte do documento consiste numa reflexão aprofundada e crítica das práticas e capacidades desenvolvidas, dificuldades que ainda se manifestam, assim como as estratégias que foram adotadas para promover o sucesso das aprendizagens dos alunos e para que estes conseguissem alcançar os objetivos delineados pelos documentos que regem o ensino da educação física. Na terceira e última parte, relativa ao aprofundamento do Tema-Problema, é realizada uma análise do processo de ensino-aprendizagem e do tempo potencial de aprendizagem em aulas de estudantes-estagiários.
In the context of the Pedagogical Internship developed in the second year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra comes the Internship Report. The Internship Report is the culmination of a stage of t raining developed within the Pedagogical Internship conducted in the class of 7thB of Basic School 2,3 Doctor Maria Alice Gouveia, during the school year 2021/2022, thus intending to include all the description and reflection on the activities developed and learning experiences during the internship period. The Pedagogical Internship assumes a preponderant role in the training of interns, as it allows them the opportunity to put into practice the learning obtained, through pedagogical intervention in a real school context, feeling the challenges of being a teacher and seeking the best solutions to promote success in the teaching-learning process of students. This opportunity to exercise the teaching position under the critical eye of a career teacher and to observe other teachers' classes allows the trainee student to have a notion of how the teaching process really works and which characteristics should be developed in order to have success in transmitting content. This document is divided into three chapters, which are the contextualization of practice, the reflective analysis of teaching practice, and the development of the thematic-problem. The first part consists of the characterization of the whole context in which the trainee was involved, with the initial expectations, the weaknesses that were felt at the starting point and the initial training project. The second part of the document consists of an in-depth and critical reflection of the practices and skills developed, difficulties that still manifest themselves, as well as the strategies that were adopted to promote the success of students' learning and so that they could achieve the goal outlined in the documents that govern the teaching of physical education.In the third and last part, concerning the deepening of the Theme-Problem, an analysis of the teaching-learning process and the potential time of learning in classes of student-interns is carried out.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/101438
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Estágio_Daniel Meira_Final.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

46
checked on May 8, 2024

Download(s)

75
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons