Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101435
Title: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica Nº2 de São Bernardo, junto da turma I do 8º ano, no Ano Letivo de 2021/2022 “Perceção da intervenção pedagógica do professor estagiário, no contexto da aula de Educação Física. Perspetiva do professor estagiário, respetivos alunos e orientadora”
Other Titles: Pedagogical Training Report Developed in Basic School Nº2 of São Bernardo, with the class I of 8th grade, in the School Year 2021/2022 "Perception of the pedagogical intervention of the trainee teacher in the context of the lesson of Physical Education. Perspective of the trainee teacher, students and tutor".
Authors: Aires, Pedro Ricardo da Costa
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Prática Pedagógica; Análise Reflexiva; Perceção; Pedagogical Internship; Physical Education; Pedagogical Practice; Reflective Analysis; Perception
Issue Date: 6-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica Nº2 de São Bernardo, junto da turma I do 8º ano, no Ano Letivo de 2021/2022 “Perceção da intervenção pedagógica do professor estagiário, no contexto da aula de Educação Física. Perspetiva do professor estagiário, respetivos alunos e orientadora”
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O Relatório de Estágio insere-se no plano curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O presente documento assenta na análise reflexiva do percurso do Estágio Pedagógico supervisionado em Educação Física, realizado na Escola Básica nº2 de São Bernardo, do Agrupamento de Escolas José Estêvão, junto da turma I do 8º ano de escolaridade, no ano letivo de 2021/2022. O Estágio Pedagógico corresponde a um período de formação essencial, uma vez que possibilita ao professor estagiário exercer as funções alusivas ao cargo de docente e, ao mesmo tempo, permite a aplicação de todo o conhecimento que foi adquirido durante os anos de formação anteriores. Ao longo do presente documento são refletidas e descritas todas as atividades e tarefas relacionadas com o processo do Estágio Pedagógico. O primeiro capítulo é relativo à contextualização da prática desenvolvida, onde é apresentado a história de vida do professor estagiário e a caracterização do contexto de estágio. O segundo capítulo é alusivo à análise reflexiva da prática pedagógica, que se divide em quatro áreas distintas, nomeadamente as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. No terceiro e último capítulo, é desenvolvido o Tema-Problema, designando “Perceção da intervenção pedagógica do professor estagiário, no contexto da aula de Educação Física. Perspetiva do professor estagiário, respetivos alunos e orientadora”. O presente estudo tem por objetivo, a identificação das convergências e divergências entre as perceções dos alunos, do professor estagiário e da professora orientadora, sobre a intervenção pedagógica do professor estagiário, no contexto da aula de Educação Física. O estudo engloba dois momentos distintivos (1º e 2º semestre), sendo que o segundo momento procura analisar se existem diferenças nas perceções após a aplicação de estratégias. Os resultados indicam que, de uma forma geral, os alunos após a aplicação das estratégias, apresentam uma perceção superior em relação à intervenção pedagógica do professor estagiário, podendo concluir que a deteção de divergências no primeiro momento e, por consequente as estratégias que foram implementadas, obtiveram um impacto positivo no processo de ensino. Os resultados do segundo momento também indicam uma convergência entre a perceção do professor estagiário e da professora orientadora nas dimensões “Relação Pedagógica”, “Disciplina” e “Avaliação”.
The Internship Report is part of the curricular plan of the 2nd year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra. This document is based on the reflective analysis of the course of the supervised Pedagogical Training in Physical Education, carried out at Escola Básica nº2 de São Bernardo, from the Grouping of Schools José Estêvão, with class I of the 8th grade, in the school year 2021/2022. The Pedagogical Internship corresponds to an essential training period, since it allows the trainee teacher to exercise the functions alluding to the teaching position and, at the same time, allows the application of all the knowledge that was acquired during the previous years of training. This document reflects on and describes all the activities and tasks related to the process of Pedagogical Training.The first chapter is related to the contextualization of the practice developed, where the life story of the trainee teacher and the characterization of the internship context are presented. The second chapter is allusive to the reflective analysis of the pedagogical practice, which is divided into four distinct areas, namely the teaching-learning activities, the school organisation and management, the educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude. In the third and last chapter, the Problem-Theme is developed, named "Perception of the pedagogical intervention of the trainee teacher, in the context of the lesson of Physical Education. Perspective of the trainee teacher, his/her students, and tutor". This study aims to identify the convergences and divergences between the perceptions of the students, the trainee teacher, and the supervising teacher about the pedagogical intervention of the trainee teacher in the context of the lesson of Physical Education. The study encompasses two distinct moments (1st and 2nd semester), and the second moment seeks to analyse if there are differences in perceptions after the application of strategies. The results indicate that, in general, the students, after the application of the strategies, have a higher perception of the pedagogical intervention of the trainee teacher, and it may be concluded that the detection of divergences in the first moment and, consequently, the strategies implemented, had a positive impact on the teaching process. The results of the second moment also indicate a convergence between the perceptions of the trainee teacher and the supervising teacher in the dimensions "Pedagogical relationship", "Discipline" and "Assessment".
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/101435
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio- Pedro Aires, nº2020181543.pdf5.57 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

35
checked on Apr 30, 2024

Download(s)

44
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons