Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101432
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, JUNTO DA TURMA 9ºH, NO ANO LETIVO 2021/2022
Other Titles: REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED IN ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, WITH CLASS 9º H, IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAR
Authors: Espinha, Sara Margarida Monteiro
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Keywords: Reflexão crítica; Estágio Pedagógico; Educação Física; Comunidade Escolar; Ensino Secundário; Critical reflection; Pedagogical Internship; Physical Education; School Community; High school
Issue Date: 15-Jul-2022
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE, JUNTO DA TURMA 9ºH, NO ANO LETIVO 2021/2022
Place of publication or event: FCDEF
Abstract: O presente documento retrata a realização do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, este tem como objetivo demonstrar todo o processo realizado ao longo do mesmo. É possível identificar as potencialidades do estágio, as suas fragilidades e as estratégias de superação fazendo uma ponte entre um profissional em formação para o futuro professor. Este é a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), da Universidade de Coimbra (UC), que foi realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, na turma 9ºH, no decorrer do ano letivo 2021/2022. O estágio foi orientado pelo professor Cláudio Sousa, orientador referente à ESEACD, e pelo professor doutor Paulo Nobre, da FCDEF-UC. O documento sintetiza o planeamento desenvolvido ao longo do ano letivo, a realização do mesmo e a sua posterior avaliação. O documento está dividido em três partes, em que primeiramente é feita uma contextualização da prática pedagógica, o segundo está dividido em 4 áreas: as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas, e a atitude ético profissional. A terceira parte, é referente à parte investigativa da estágio pedagógico, com a apresentação do tema/problema, a perceção dos alunos do Ensino Secundário face à Disciplina de Educação Física, esta investigação tem como objetivo principal a recolha de informações acerca da perceção dos alunos sobre os conteúdos/matérias da Educação Física no Ensino Secundário e ainda percecionar o grau de satisfação face às aulas em tempos de pandemia.
The present document portrays the accomplishment of the pedagogical internship carried out at the Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School, which aims to demonstrate the entire process carried out throughout it. It is possible to identify the potential of the internship, its weaknesses, and strategies for overcoming it, making a bridge between a professional in training and the future teacher.This is the conclusion of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education (FCDEF), of the University of Coimbra (UC), which was carried out at the Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School, in the class 9th, during the academic year 2021/2022.The internship was supervised by Professor Cláudio Sousa, advisor referring to ESEACD, and by Professor Paulo Nobre, from FCDEF-UC.The document summarizes the planning developed throughout the school year, its implementation, and its subsequent evaluation. The document is divided into three parts, in which first a contextualization of the pedagogical practice is made, and the second is divided into 4 areas: teaching-learning activities, school organization and management activities, educational projects and partnerships, and the professional ethical attitude. The third part refers to the investigation part conducted on the pedagogical internship, with the presentation of the theme/problem, the perception of Secondary Education students about the Physical Education Subject, this investigation has as its main objective the collection of information about the students' opinion on the contents/subjects of Physical Education in Secondary Education and also understanding the degree of satisfaction with classes in times of a pandemic.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/101432
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO_EP_SESPINHA.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

35
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

54
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons