Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101431
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES JUNTO DA TURMA DO 11ºB NO ANO LETIVO DE 2020/2021. ANÁLISE DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM FUNÇÃO DA PERCEÇÃO DO PROFESSOR ORIENTADOR, PROFESSORA ESTAGIÁRIA E RESPETIVOS ALUNOS
Other Titles: ANALYSIS OF PEDAGOGICAL INTERVENTION, IN PHYSICAL EDUCATION, FROM TEACHER, TRAINEE TEACHER AND STUDENTS PERCEPTION
Authors: Maia, Cátia Alexandra Ribeiro
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Prática Pedagógica; Análise Reflexiva; Qualidade de Intrusão; Pedagogical Stage; Physical Education; Pedagogical Practice; Reflexive analysis; Intrusion Quality
Issue Date: 6-Jul-2022
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES JUNTO DA TURMA DO 11ºB NO ANO LETIVO DE 2020/2021. ANÁLISE DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM FUNÇÃO DA PERCEÇÃO DO PROFESSOR ORIENTADOR, PROFESSORA ESTAGIÁRIA E RESPETIVOS ALUNOS
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio Pedagógico, tem como finalidade a análise reflexiva da Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Física, realizada na Escola Básica e secundária Quinta das Flores, junto da turma B do 11ºano de escolaridade, no ano letivo 2021/2022. A Prática Pedagógica Supervisionada, pertence ao plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. No decorrer do documento observa-se a existência de três capítulos, nos quais são descritos e refletidos temas e conteúdos integrantes no período de Estágio Pedagógico. O primeiro capítulo destina-se à contextualização da prática desenvolvida, sendo composto pelas expectativas iniciais e pela caracterização do contexto. O segundo capítulo é alusivo à análise reflexiva da prática pedagógica, sendo cada uma das suas áreas alvo de reflexão detalhada e aprofundada, nomeadamente as atividades de ensino-aprendizagem (organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional). No último capítulo, é apresentado um Tema-Problema desenvolvido na turma B do 11ºano, intitulado de “Análise da intervenção pedagógica, em contexto de educação física, em função da perceção do professor orientador, professora estagiária e respetivos alunos.” O desenvolvimento do estudo pretende analisar e refletir acerca das perceções dos alunos e do professor orientador, quanto à prática pedagógica da professora estagiária, verificando se esta vai ao encontro da auto perceção da mesma, identificando as convergências e divergências das perceções dos intervenientes no estudo. As principais conclusões obtidas remetem para a necessidade e mais-valia da implementação de estratégias e metodologias de ensino como fator de extrema importância na prática pedagógica e que o aumento da experiência promoveu um aumento relevante da qualidade de ensino e pártica pedagógica da professora estagiária, verificado através da melhoria das perceções dos intervenientes no estudo relativos às cinco dimensões da intervenção pedagógica, tendo sido estes mais convergentes de um momento para o outro.
The aim of this pedagogical internship report is to analyze the supervised pedagogical practice in Physical Education, realized in Quinta das Flores Elementary and High School, class B of 11th year. The supervised Pedagogical Practice belongs to the syllabus of Physical Education Teaching in Elementary and High School Master, in the Faculty of Sports Science and Physical Education in Coimbra’s University. We can see three chapters during this document where we can observe the description and reflection of themes and contents that were part of the Pedagogical Stage.The first chapter talks about the developed practice and it’s composed by the initial expectations and the description of the contexto. The second one is about the reflexive analysis of the pedagogical practice, which areas has a detailed reflexion, of teaching learning activities (school management and organization, educational projects and partnership and ethical-professional attitude). In the last chapter, is presented a Problem-Theme developed on Class B of the 11th year, called “Pedagogical intervention analysis, in PE context, from teacher’s, trainee teacher and students’ perception”. The aim of this study is to analyze and reflect about students and teacher’s perceptions, relative to the trainee teacher’s pedagogical practice, checking if she has the same perception, identifying the convergences and divergences of the perceptions in this study.The main conclusions obtained refer to the need and added value of implementing teaching strategies and methodologies as an extremely important factor in pedagogical practice and that the increase in experience promoted a relevant increase in the quality of teaching and pedagogical practice of the trainee teacher, verified by improving the participants' perceptions of the five dimensions of pedagogical intervention.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/101431
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO DE ESTÁGIO_CátiaMaia.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

72
checked on Oct 9, 2024

Download(s)

81
checked on Oct 9, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons