Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101426
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes-
dc.contributor.authorSilva, David José de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-08-25T22:00:21Z-
dc.date.available2022-08-25T22:00:21Z-
dc.date.issued2022-07-13-
dc.date.submitted2022-08-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101426-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractCompleting the Pedagogical Internship means the culmination of a training stage based on experiencing real situations in educational practice that require our pedagogical intervention and provide us with a set of essential learning experiences for our future practice as Physical Education teachers. Its main goal is to obtain tools and instruments that allow us, on a daily basis, to improve our pedagogical intervention and performance within the school community. It should be noted that the Pedagogical Intership was a challenging and rigorous process, of high requirement, based on responsibility and commitment.The present document is the Internship Report, inserted in the curricular unit of the Pedagogical Internship, based on the study plan of the second year of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education (MEEFEBS), at Faculty of Sport Sciences and Physical Education – Coimbra University (FSSPE-UC), in the academic year of 2021-2022. This training process was developed within the Infanta Dona Maria Secondary School (ESIDM), with the 9th grade class B, in the Physical Education (PE) subject.In this report, all the reflextive practice inherent to the Pedagogical Internship is represented, identifying all the strategies, decisions, learnings, difficulties, and failures. This document is divided into three chapters: the first alluding to the characterization of the context of the pedagogical practice; the second, coherently, divided into four areas - teaching and learning activities (planning, implementation and evaluation), school organization and management activities (advisory), educational projects and partnerships and ethical-professional attitude; finally, the third chapter consists on the presentation of a Theme-Problem, “Students' perceptions on the Pedagogical Differentiation in Physical Education classes, according to gender”. After analyzing the results, we verified that, through the use of inferential statistics, boys mostly perceive the categories of Difficulty Levels and Diversity of Activities and that girls mostly perceive the Adequacy of Activities, with statistically significant relevance, when we refer to Pedagogical Differentiation.eng
dc.description.abstractO concluir do Estágio Pedagógico significa o culminar de uma etapa de formação assente na experienciação de situações reais da prática educativa que requerem a nossa intervenção pedagógica e providenciam um conjunto de aprendizagens essenciais à nossa futura prática enquanto docentes de Educação Física. Apresenta como principal objetivo a obtenção de ferramentas e instrumentos que nos permitam, diariamente, melhorar a nossa intervenção pedagógica e atuação no seio da comunidade escolar. De frisar, que o EP consistiu num processo desafiador e rigoroso, de elevada exigência, assente na responsabilidade e no compromisso.O presente documento autointitula-se de Relatório de Estágio, inserido na unidade curricular do Estágio Pedagógico, assente no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC), no ano letivo de 2021-2022. Este processo de formação foi desenvolvido no seio da Escola Secundária Infanta Dona Maria (ESIDM), junto da turma 9ºB, na disciplina de Educação Física (EF).Neste relatório aprece representada toda a prática reflexiva inerente ao Estágio Pedagógico, identificando todas as estratégias, decisões, aprendizagens, dificuldades e fracassos do mesmo. Este documento está divido em três capítulos: o primeiro alusivo à caracterização do contexto da prática pedagógica; o segundo, coerentemente, dividido em quatro áreas- as atividades de ensino aprendizagem (planeamento, realização e avaliação), as atividades de organização e gestão escolar (assessoria a um cargo), os projetos e parceiras educativas e a atitude ético-profissional; por último, o terceiro capítulo consiste na apresentação de um Tema-Problema, “Perceções dos alunos sobre a Diferenciação Pedagógica nas aulas de Educação Física, segundo o sexo”. Após a análise dos resultados verificamos que, através do uso da estatística inferencial, os rapazes percecionam maioritariamente as categorias Níveis de Dificuldade e Diversidade das Atividades e que as raparigas percecionam maioritariamente a Adequação das Atividades, com relevância estatisticamente significativa, quando nos referimos a Diferenciação Pedagógica.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPedagogical Differentiationeng
dc.subjectPedagogical Practiceeng
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectDiferenciação Pedagógicapor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.titleRelatório de Estágio, desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, junto da turma 9ºB, no ano letivo 2021/2022por
dc.title.alternativeInternship Report, developed at Escola Secundária Infanta Dona Maria, with the 9th B class, in the academic year 2021/2022eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRelatório de Estágio, desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, junto da turma 9ºB, no ano letivo 2021/2022por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203055063-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, David José de Oliveira::0000-0002-4289-5194-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriGomes, Beatriz Branquinho-
uc.degree.elementojuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.degree.elementojuriMartins, Raul Agostinho Simões-
uc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_de_Estágio_David_Silva_2021_2022.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

50
checked on May 8, 2024

Download(s)

87
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons