Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1013
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, José Ferreira da-
dc.contributor.authorMorgado, Luísa Maria de Almeida-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:48:14Z-
dc.date.available2008-12-04T14:48:14Z-
dc.date.issued1987-01-14en_US
dc.identifier.citationMORGADO, Luísa Maria de Almeida - Aprendizagem Operatória. A Conservação das Quantidades Numéricas. Coimbra : [s.n.], 1986. 415 p.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/1013-
dc.descriptionTese de doutoramento em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento) apresentada à Fac. de Psicologia da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractEsta investigação que serviu de dissertação de doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia do Desenvolvimento, encontra as suas raízes na Psicologia Genética de Jean Piaget. Procura dar uma contribuição para o estudo do problema da aprendizagem operatória da noção de invariância numérica. Numa primeira parte, são abordadas questões teóricas relacionadas com aquele tema. Logo no primeiro capítulo são apresentados alguns modelos explicativos da construção das noções numéricas todos eles baseados na teoria piagetiana. Em seguida, já no segundo capítulo, estuda-se em pormenor a noção de conservação procurando efectuar-se uma análise crítica das posições assumidas por diversos autores sobre este conceito. As questões levantadas pela aprendizagem operatória bem como uma revisão do que de mais actual se publicou no mundo sobre esta problemática constituem o terceiro capítulo. O último reporta-se a questões de índole psicopedagógica que se prendem com a noção de número. A segunda parte da dissertação consta de uma investigação no terreno em que se pretende efectuar uma aprendizagem da noção de invariância numérica por um conjunto de crianças escolarizadas de seis e sete anos, através da realização de diversos exercícios operatórios inventados pela autora e executados em situações de interacção social. O método utilizado foi o método clínico com a criação do conflito sócio-cognitivo. Os resultados encontrados, tratados estatisticamente, mostram o valor da metodologia utilizada uma vez que mais de dois terços das crianças submetidas á investigação puderam construir a noção em causa.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectPsicologia do Desenvolvimentoen_US
dc.titleAprendizagem Operatória : A Conservação das Quantidades Numéricasen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
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