Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100957
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVivas, Diogo António Correia-
dc.date.accessioned2022-07-22T10:09:01Z-
dc.date.available2022-07-22T10:09:01Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn2183-7139pt
dc.identifier.issn0870-4112pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/100957-
dc.description.abstractO Estágio de Arquivistas (1913-1918) e o Curso de Bibliotecário-Arquivista (1931-1936) constituíram dois momentos de dissidência face ao modelo tradicional de formação então instituído. Pretende- se compreender o surgimento destas propostas formativas, contextualizando-as na época; analisar a sua organização e funcionamento, o programa formativo, o corpo docente e verificar os resultados obtidos. Sob a égide da Inspeção Superior, lecionados na Biblioteca Nacional e na Torre do Tombo por funcionários destas instituições, os programas formativos, marcados ainda pela perspetiva historicista, evidenciam já um acentuar do tecnicismo. Duas experiências/dissidências, que permitiram a formação de um conjunto significativo de profissionais, em linha com o ensino ao nível internacional.pt
dc.description.abstractThe Archivists Internship (1913-1918) and the Librarian-Archivist Course (1931-1936) were two moments of dissent when compared to the traditional training model instituted at the time. I intended to understand the emergence of these formative proposals, placing them into its context; to analyse its organization and functioning, the curricula and the faculty staff, as well as to evaluate its results. The curricula, while still characterised by the historicist perspective, already emphasised the technicality, being taught at the National Library and the National Archive by the employees of these institutions under the auspices of the Higher Inspectorate. These two experiences/dissents allowed the formation of a large number of professionals, in line with education at an international level.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectCiência da Informaçãopt
dc.subjectInspeção Superior das Bibliotecas e Arquivospt
dc.subjectFormaçãopt
dc.subjectEstágio de Arquivistaspt
dc.subjectCurso de Bibliotecário-Arquivistapt
dc.subjectInformation sciencept
dc.subjectHigher Inspectorate of Libraries and Archivespt
dc.subjectTraining; Archivists Internshippt
dc.subjectLibrarian-Archivist Coursept
dc.titleDois modelos formativos “dissidentes” na formação superior de bibliotecários e arquivistas em Portugal: os casos do estágio de arquivistas (1913-1918) e do Curso de Bibliotecário-Arquivista (1931-1936)pt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage139pt
degois.publication.lastPage166pt
degois.publication.issue7pt
degois.publication.titleBiblospt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.14195/0870-4112_3-7_7pt
dc.date.embargo2021-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-6118-876X-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

WEB OF SCIENCETM
Citations

1
checked on Nov 15, 2022

Page view(s)

42
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

17
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons