Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/100742
Title: Empregabilidade, Aspirações de Carreira e Experiências Paralelas à Atividade Académica: Estudantes de uma Universidade Pública do Sul da Europa
Other Titles: Employability, Career Aspirations and Experiences parallel to Academic Activity: Students from a Public University in Southern Europe
Authors: Lopes, João Gonçalo Teixeira
Orientador: Oliveira, Teresa Carla Trigo de
Keywords: Finalist Students; Estudantes Finalistas; Empregabilidade; Aspirações de Carreira; Instituição de Ensino Superior Pública; Experiências Paralelas à Aprendizagem; Employability; Career Aspirations; Public Higher Education Institution; Paralell Learning Experiences
Issue Date: 18-Nov-2021
Serial title, monograph or event: Empregabilidade, Aspirações de Carreira e Experiências Paralelas à Atividade Académica: Estudantes de uma Universidade Pública do Sul da Europa
Place of publication or event: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Abstract: As instituições de ensino superior têm sido amplamente vistas pelos estudantes como uma oportunidade singular de adquirirem uma formação académica de qualidade, em prol de conseguirem, no futuro imediato ou a médio prazo, uma vida melhor, mais estável, com oportunidades de emprego digno, associadas não só a melhores salários, maior facilidade na entrada no mercado de trabalho, menor precariedade laboral, mas acima de tudo o garante da determinação, confiança e capacidade proactiva para uma vida cheia de sentido e propósito. Atendendo às premissas anteriores, esta dissertação pretende analisar as perceções de empregabilidade e aspirações de carreira associadas ao envolvimento em atividades paralelas à atividade académica de um grupo de 15 estudantes finalistas do 1.º e 2.º ciclo de uma Universidade Pública do Sul da Europa. Ao fazer uso de entrevistas semiestruturadas, identifica e analisam-se perceções das práticas de acesso à empregabilidade e práticas que contribuem para que os estudantes sejam inseridos num ambiente universitário de aprendizagem positiva.Argumentamos que estudantes que consideram experiências paralelas à atividade académica como muito relevantes na captação de competências essenciais para a entrada e sucesso no mercado de trabalho diferenciam-se verdadeiramente dos outros estudantes em termos da confiança para a gestão do tempo, do stress e de equipas, entre outras. Mais ainda, estudantes com experiências associativas demonstram que estas têm um papel central na organização de iniciativas para contacto direto com o mercado de trabalho, sendo um dos principais promotores de ligação da transição do percurso académico para o profissional. Sugerimos que é o desenvolvimento destas redes de contacto que facilita e promove a confiança na entrada no mundo do trabalho a qual se reflete nas inúmeras e diferentes maneiras de os estudantes olharem para o futuro, e caracterizar as abordagens de carreira proteana, sem fronteiras e tradicional. Finalmente são discutidas implicações quer para os estudantes quer para o modelo de governança das instituições de ensino superior, em que as oportunidades de aprendizagem para desenvolver capacidade de desenvolver ligações é tão importante como a dedicação ao conteúdo da aprendizagem tradicional.
Higher education institutions have been seen by students as a unique opportunity to acquire quality academic training, in favor of achieving, in the immediate or medium-term future, a better, more stable life, with opportunities for decent employment, associated not only to better wages, easier entry into the labor market, less job insecurity, but above all the guarantee of determination, confidence and proactive capacity for a life full of meaning and purpose.Given the above premises, this dissertation aims to analyze the perceptions of employability and career aspirations associated with the involvement in activities parallel to the academic activity of a group of 15 final year students from the 1st and 2nd cycles of a Public University in Southern Europe. By using semi-structured interviews, it identifies and analyzes perceptions of practices of access to employability and practices that contribute for students to be inserted in a university environment of positive learning.We argue that students who consider experiences parallel to academic activity as very relevant in capturing essential skills for entry and success in the labor market truly differentiate themselves from other students in terms of confidence in managing time, stress, and teams, among others. Furthermore, students with associative experiences demonstrate that these have a central role in organizing initiatives for direct contact with the labor market, being one of the main promoters of linking the transition from the academic to the professional path. We suggest that it is the development of these contact networks that facilitates and promotes confidence in entering the world of work which is reflected in the many different ways students look to the future, and characterize protean, borderless and traditional career approaches. Finally, implications for both students and the governance model of higher education institutions are discussed, where learning opportunities to develop capacity to develop connections is as important as dedication to traditional learning content.
Description: Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
URI: http://hdl.handle.net/10316/100742
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Versão Final.pdf744.57 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons