Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/100702
Title: Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Relação com o Cliente
Other Titles: Influence of Corporate Social Responsibility on Customer Relationship
Authors: Pinto, Ana Catarina Marques
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Responsabilidade social corporativa; Relação com o cliente; Lealdade do cliente; EDP; Estágio Curricular; Corporate social responsibility; Customer relationship; Customer loyalty; EDP; Curricular Internship
Issue Date: 30-Nov-2021
Serial title, monograph or event: Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Relação com o Cliente
Place of publication or event: FEUC
Abstract: Ao longo da última década temos assistido a uma evolução coletiva quanto à perceção da sustentabilidade e responsabilidade social que as empresas assumem, no âmbito da crescente e imperativa importância em proteger e dar ao Planeta Terra mais longevidade e, consequentemente, receber dele uma maior qualidade de vida. As empresas, assim, têm vindo a aplicar diversas medidas a fim de promoverem a sustentabilidade ambiental e económica das mesmas, no entanto, se houver mudanças a serem aplicadas no meio interno da organização, haverá também alterações que impactarão, por exemplo, a experiência do consumidor. É, pois, realidade que se verifica, em larga escala, na empresa EDP Comercial S.A., organização descrita e analisada, ao longo deste trabalho, no âmbito da realização do estágio curricular, integrado na equipa de Customer Experience e Parcerias, que decorreu durante o período de tempo de dezembro de 2020 e abril de 2021, ingressado no Mestrado de Marketing da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A EDP compromete-se diariamente nos valores que partilha com os seus consumidores em tomar decisões ponderadas e que visam proteger o meio ambiente, tendo sido, inclusive, criado um projeto que se integra em todos os projetos EDP, denominado de “Planeta Zero” que tem como principal objetivo promover, educar e, através de dicas e sugestões, ajudar o consumidor a tornar-se mais sustentável e, assim, diminuir a sua pegada ambiental. Posto isto, ao longo do estágio, foram, por exemplo, realizadas análises e, consequentemente, sugestões de melhoria às comunicações que diariamente são enviadas para os diferentes clientes que compõem a carteira da EDP em Portugal, sempre com o objetivo de transmitir uma experiência mais completa e verde. De um modo geral, este trabalho tem como principal objetivo estudar e evidenciar as mudanças que da sustentabilidade advém e como é que elas impactam a experiência e relação com o consumidor.
Over the last decade we have witnessed a collective evolution in the perception of sustainability and social responsibility that companies assume, within the growing and imperative importance of protecting and giving Planet Earth more longevity and, consequently, receive from it a higher quality of life. Companies, thus, have been applying several measures in order to promote their environmental and economic sustainability, however, if there are changes to be applied in the organization's internal environment, there will also be changes that will impact, for example, the consumer's experience. It is, therefore, a reality that is largely verified in the company EDP Comercial S.A., organization described and analyzed throughout this work, within the scope of the curricular internship, integrated in the Customer Experience and Partnerships team, which took place during the period of time from December 2020 to April 2021, entered in the Master of Marketing of the Faculty of Economics, University of Coimbra. EDP commits itself daily in the values it shares with its consumers to make considered decisions and that aim to protect the environment, having even created a project that is integrated in all EDP projects, called "Planet Zero" that has as its main objective to promote, educate and, through tips and suggestions, help the consumer to become more sustainable and thus reduce its environmental footprint. That said, throughout the internship, were carried out, for example, analysis and, consequently, suggestions for improvement to the communications that are sent daily to the different customers that make up the portfolio of EDP in Portugal, always with the aim of transmitting a more complete and green experience. In general, this work has as its main objective to study and highlight the changes that come from sustainability and how they impact the experience and relationship with the consumer.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
URI: http://hdl.handle.net/10316/100702
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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