Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/100653
Title: "Eu, os outros e todos nós" Literacia em Saúde e Pandemia Covid-19
Other Titles: "I, others and all of us" Health Literacy and Covid-19 Pandemic
Authors: Costa, Claudina Maria Martins Gomes da
Orientador: Matos, Ana Raquel Borges Barros de
Keywords: Literacia em Saúde; SARS-CoV-2; Iliteracia; Doença; Prevenção; Health Literacy; SARS-CoV-2; Illiteracy; Disease; Prevention
Issue Date: 22-Jul-2021
Serial title, monograph or event: "Eu, os outros e todos nós" Literacia em Saúde e Pandemia Covid-19
Place of publication or event: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Abstract: Durante a pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, a Literacia em Saúde adquiriu maior visibilidade, tendo, aliás, justificado a produção de relatórios/orientações específicas por parte das autoridades nacionais de saúde sobre a sua relação com a doença. Neste contexto, a literacia em saúde tornou-se uma variável incontornável na análise do combate ativo à pandemia, justificada, sobretudo, pela sua potencial influência na adoção e adequação de comportamentos (individuais e coletivos) como estratégia de prevenção da doença, assim como no cuidado e promoção da saúde e do bem-estar individual e da comunidade. Com esta dissertação pretendemos perceber como os diferentes níveis de Literacia em Saúde influenciam o comportamento dos/as cidadãos/cidadãs no contexto da pandemia Covid-19, tendo sido, para tal, aplicado um inquérito por questionário a uma amostra da população residente na região do Vale de São Torcato, Guimarães. Através da análise dos resultados obtidos, concluímos que para a população em análise, variáveis sociodemográficas como “género”, “rendimento mensal líquido do agregado familiar e Uso/Acesso a Recursos Tecnológicos se constituem como fatores que influenciam o nível de Literacia em Saúde, sendo possível estabelecer relações específicas no quadro da pandemia, exploradas neste trabalho. Desta forma, num quadro de saúde pública ainda repleto de incertezas, este trabalho permite-nos constatar que quanto mais elevado for o nível de literacia em saúde de um indivíduo, maior será a sua propensão para que adote e adeque os seus comportamentos ao contexto pandémico, em conformidade com as orientações dos organismos de saúde, nacionais e internacionais.
During the pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus, Health Literacy gained greater visibility, justifying the production of specific reports/guidelines by national health authorities on its relationship with the disease. In this context, health literacy has become an unavoidable variable in the analysis of the active fight against the pandemic, justified, above all, by its potential influence on the adoption and adequacy of behaviours (individual and collective) as a disease prevention strategy, as well as on the care and promotion of health and individual and community well-being. This dissertation aims to understand how the different levels of Health Literacy influence the behaviour of citizens in the context of the Covid-19 pandemic. To this end, a questionnaire survey was applied to a sample of the population living in the region of Vale de São Torcato, Guimarães. Through the analysis of the results obtained, we concluded that, for the population under analysis, sociodemographic variables such as "gender", "household's net monthly income" and "use/access to technological resources" are features that influence the level of Health Literacy, being possible to establish specific relationships in the context of the pandemic, explored in this work. Thus, in a public health framework still full of uncertainties, this study allows us to conclude that the higher the level of health literacy of an individual, the greater his/her tendency to adopt and adequate his/her behaviors to the pandemic context, in accordance with the guidelines of national and international health organisms.
Description: Dissertação de Mestrado em Sociologia apresentada à Faculdade de Economia
URI: http://hdl.handle.net/10316/100653
Rights: openAccess
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