Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100643
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dc.contributor.advisorDias, Joana Maria Pina Cabral Matos-
dc.contributor.authorFigueiredo, Élia Lopes-
dc.date.accessioned2022-07-07T22:01:18Z-
dc.date.available2022-07-07T22:01:18Z-
dc.date.issued2021-07-28-
dc.date.submitted2022-07-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/100643-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractO mundo está em constante evolução e os consumidores tornam-se cada vez mais exigentes, obrigando desta forma as indústrias a manterem-se sempre atentas e a serem competitivas em relação ao mercado. A indústria 4.0 é hoje uma realidade, sendo uma indústria com um elevado nível de automação, a operar num mercado inteligente, e extremamente eficiente. Começa já a falar-se de uma indústria 5.0, que tem em atenção o homem, as máquinas e o ambiente.Uma das peças fundamentais para garantir a eficiência dos processos produtivos é a gestão das cadeias de aprovisionamento. A adoção de práticas de gestão lean, que maximizam a eficiência e a produtividade, tendo sempre como foco uma melhoria contínua e um alto nível de satisfação dos clientes, tem sido a escolha em diversos setores.A indústria automóvel tem muita importância a nível global, sendo uma indústria que valoriza a investigação e desenvolvimento, cria muitos postos de trabalho e ajuda no crescimento económico de múltiplos países.Esta dissertação foca-se no estudo das cadeias de aprovisionamento e práticas de gestão no setor automóvel. Faz-se uma revisão de literatura considerando a investigação que se tem feito nesta área, tentando identificar-se as boas práticas, mostrar a relevância de eliminar desperdícios, formas de gerar valor acrescentado para as empresas e impactos que provêm das incertezas do mercado. Considerou-se também um trabalho empírico, em que se construiu um modelo de uma cadeia de aprovisionamento simplificada de uma indústria automóvel, e utilizou-se a simulação de Monte Carlo para se analisarem os possíveis impactos de atrasos dos fornecedores na cadeia de aprovisionamento. É possível concluir que uma gestão Lean obriga a uma gestão permanente da cadeia de aprovisionamento, pois atrasos em qualquer um dos seus elementos podem ter impactos importantes ao nível dos riscos de rutura associados.por
dc.description.abstractThe world is in constant evolution and consumers are becoming more and more demanding, thus forcing industries to always remain focused and to be competitive in relation to the market. Industry 4.0 is nowadays a reality, and it considers an industry with a high level of automation, operating in an intelligent and extremely efficient market. Industry 5.0, which pays attention to man, machines and the environment, will also probability be a reality soon.The efficient management of supply chains is crucial to guarantee the efficiency of the production processes. The adoption of lean management practices, which maximize efficiency and productivity, always focusing on continuous improvement and a high level of customer satisfaction, has been the choice in several sectors.The automotive industry is very important globally, being an industry that values research and development, creates many jobs and helps the economic growth of multiple countries.This work focuses on the study of supply chains and management practices in the automotive sector. A literature review is presented considering the research that has been carried out in this area, trying to identify good practices, showing the relevance of eliminating waste, ways to generate added value for companies and impacts arising from market uncertainties. An empirical work was also done, in which a model of a simplified supply chain was built, and Monte Carlo simulation was used to analyse the possible impacts of supplier delays in the supply chain. It is possible to conclude that lean management requires a permanent management of the supply chain, as delays in any of its elements can have important impacts in terms of the associated risks of disruption.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectLeanpor
dc.subjectCadeia de Aprovisionamentopor
dc.subjectJust-In-Timepor
dc.subjectIndústria Automóvelpor
dc.subjectSimulação de Monte Carlopor
dc.subjectLeaneng
dc.subjectSupply Chaineng
dc.subjectJust-In-Timeeng
dc.subjectAutomotive Industryeng
dc.subjectMonte Carlo Simulationeng
dc.titleA Gestão Lean na Indústria Automóvelpor
dc.title.alternativeLean Management in the Automobile Industryeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleA Gestão Lean na Indústria Automóvelpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203033221-
thesis.degree.disciplineGestão e Administração-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFigueiredo, Élia Lopes::0000-0002-6976-7774-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriDimas, Isabel Cristina Dórdio-
uc.degree.elementojuriGomes, Carlos Alberto Esteves Ferreira-
uc.degree.elementojuriDias, Joana Maria Pina Cabral Matos-
uc.contributor.advisorDias, Joana Maria Pina Cabral Matos-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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