Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/100642
Title: Gestão de Processos e Pessoas
Other Titles: Process and People Management
Authors: Rodrigues, Maria Inês de Sousa
Orientador: Dimas, Isabel Cristina Dórdio
Keywords: Gestão da Qualidade; Gestão de Pessoas; Envolvimento; Bem-Estar; Desempenho; Quality Management; People Management; Involvement; Well-Being; Perfomance
Issue Date: 15-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Gestão de Processos e Pessoas
Place of publication or event: Inocambra - Construções Metálicas, S.A.
Abstract: A crescente globalização que atualmente as organizações sentem no seu meio obriga-as a que procurem obter o máximo de eficiência na execução das suas operações e, para tal, algumas estratégias devem ser equacionadas, nomeadamente, a Gestão da Qualidade. Esta, por sua vez, deve estar equilibrada com a Gestão de Pessoas, dado que esta área assume uma extrema importância na envolvente organizacional, pois o desempenho e valorização das pessoas contribui para o seu crescimento e melhoria contínua. Neste sentido, a Gestão da Qualidade visa alcançar o sucesso, a longo prazo, através da satisfação dos clientes, implicando que todos os seus princípios devam ser aplicados em todos os níveis da organização, tendo especial destaque as práticas empresariais e o equilíbrio entre questões técnicas, de pessoas e de gestão. Já a Gestão das Pessoas está relacionada com as decisões que as organizações têm que tomar quanto às suas estruturas, políticas e práticas para que consigam gerir os seus colaboradores, tendo como objetivo último o estabelecimento de padrões que consigam atingir a eficácia organizacional. Deste modo, o presente relatório pretendeu demonstrar o trabalho desenvolvido no âmbito da realização de um Estágio Curricular na Inocambra – Construções Metálicas, S.A. que decorreu durante o 2º semestre do ano letivo de 2020/2021 e que abarcou duas áreas distintas, mas interrelacionadas: Gestão da Qualidade e Gestão de Pessoas. O seu principal propósito coincidia com a sua apresentação à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para obtenção do grau de Mestre em Gestão. Este trabalho dividiu-se em quatro capítulos principais: enquadramento do estágio que pretendeu demonstrar o planeamento das atividades do estágio e a entidade de acolhimento; integração teórica das atividades que foram desenvolvidas, no âmbito das duas áreas evidenciadas, através da revisão do estado da arte; descrição das atividades do estágio que facilitou a caracterização do trabalho desenvolvido; e, por fim, apresentação de um estudo de caso que pretendeu descrever qual o nível de envolvimento, bem-estar e desempenho dos colaboradores durante o período de pandemia.
The increasing globalization that organizations are currently experiencing forces them to seek maximum efficiency in the execution of their operations and, to this end, some strategies should be considered, including Quality Management. This, in turn, must be balanced with People Management, since this area is extremely important in the organizational environment, because the performance and appreciation of people contributes to its growth and continuous improvement. In this way, Quality Management aims to achieve long-term success through customer satisfaction, implying that all its principles should be applied at all levels of the organization, with special emphasis on business practices and the balance between technical, people and management issues. People Management, on the other hand, is related to the decisions that organizations have to make about their structures, policies, and practices in order to manage their employees, with the ultimate goal of establishing standards that achieve organizational effectiveness.Thus, this report aimed to demonstrate the work done as part of a Curricular Internship in Inocambra - Construções Metálicas, S.A. which took place during the 2nd semester of the academic year 2020/2021 and covered two distinct but interrelated areas: Quality Management and People Management. Its main purpose coincided with its presentation to the Faculty of Economics of the University of Coimbra to obtain a Master's degree in Management.This work was divided into four main chapters: the internship framework that aimed to demonstrate the planning of the internship activities and the host entity; theoretical integration of the activities that were developed, within the scope of the two areas mentioned, through the review of the state of the art; description of the internship activities that facilitated the characterization of the work developed; and finally, presentation of a case study that aimed to describe the level of involvement, well-being and performance of employees during the pandemic period.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: http://hdl.handle.net/10316/100642
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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