Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/100631
Title: O Papel do Marketing Digital e do E-commerce em Situação Pandémica
Other Titles: The Role of Digital Marketing and E-commerce in a Pandemic Situation
Authors: Amador, Ana Rita Pinto de Almeida Rodrigues
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Marketing; Marketing Digital; E-commerce; Covid-19; Marketing; Digital Marketing; E-commerce; Covid-19
Issue Date: 26-Jul-2021
Serial title, monograph or event: O Papel do Marketing Digital e do E-commerce em Situação Pandémica
Place of publication or event: Marketing 360
Abstract: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e da realização do estágio curricular na consultora de marketing, Marketing 360, entre os meses de fevereiro e junho de 2021. Tendo em conta este estágio, a decisão de abordar a temática do marketing digital e e-commerce, deveu-se à situação pandémica vivida atualmente, sendo que este é um tema que tem vindo a ganhar cada vez mais relevância. O objetivo deste relatório é o de abordar o marketing digital e a ferramenta e-commerce, perceber a sua função e mostrar o quão essencial pode ser numa empresa, especialmente em altura de pandemia. Neste sentido, foi realizada a revisão de literatura e concretizado um estudo de caso que permitisse uma melhor compreensão de toda a informação disposta, em empresas cujos setores de atividade fossem ao encontro das empresas clientes da Marketing 360. Deste modo, os resultados obtidos permitiram entender melhor o papel que o marketing digital e o e-commerce tiveram nas empresas em Portugal, dos setores em estudo. De seguida, apresenta-se a análise crítica ao estágio, incluindo os seus pontos positivos e negativos. Por último, finaliza-se com as conclusões retiradas através de todo o trabalho desenvolvido.Com a elaboração deste relatório, é possível demonstrar e concluir que a utilização do marketing digital, bem como das suas ferramentas, e do comércio eletrónico tiveram um aumento devido à pandemia da Covid-19. Com isto, os mesmos, mostraram desempenhar um papel fundamental, uma vez que contribuíram para que a ligação entre empresas e consumidores se mantivesse e ainda para que muitas empresas conseguissem manter os seus negócios.
The present report arises from Management Master’s degree at Faculty of Economy of University of Coimbra and from the curricular internship at the marketing consultancy, Marketing 360, accomplished from February to June 2021. Considering this internship, the decision to address the issue of digital marketing and e-commerce, was due to the pandemic situation currently experienced, and this is a theme that has been gaining more and more relevance.The purpose of this report is to address digital marketing and the e-commerce tool, understand its function and show how essential it can be in a company, especially during a pandemic. In this sense, a literature review was carried out and a case study was carried out to allow a better understanding of all the information available, in companies whose activity sectors were in line with Marketing 360 client companies. better the role that digital marketing and e-commerce played in companies in Portugal, in the sectors under study. Then, the critical analysis of the internship is presented, including its positive and negative points. Finally, it ends with the conclusions drawn from all the work developed.With the preparation of this report, it is possible to demonstrate and conclude that the use of digital marketing, as well as its tools, and e-commerce have increased due to the Covid-19 pandemic. With this, they showed to play a key role, as they contributed to the connection between companies and consumers and for many companies to keep their business.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: http://hdl.handle.net/10316/100631
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Estágio - Ana Rita Amador.pdf4.44 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons