Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100574
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Beatriz Barrocas-
dc.contributor.authorBorges, Maria Manuel-
dc.contributor.authorLeitão, Helena-
dc.date.accessioned2022-07-01T20:28:13Z-
dc.date.available2022-07-01T20:28:13Z-
dc.date.issued2021-10-13-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/100574-
dc.description.abstractO acesso à informação científica é essencial para a produção de novo conhecimento. O acesso à informação atualmente disponível na Internet/World Wide Web, parte da qual se encontra em Acesso Aberto (AA), tem sido fortalecido com a implementação de iniciativas que contribuem para a abertura da ciência sob o chapéu de chuva da Ciência Aberta. Paralelamente a estas iniciativas, surgiram formas ilegítimas e ilegais de aceder às publicações científicas, as quais entram em conflito com os esforços realizados em torno da consolidação do AA, por um lado, e, por outro lado, podem trazer graves prejuízos para os utilizadores. As bibliotecas das Instituições de Ensino Superior (IES) devem prestar atenção a estas questões e procurar sensibilizar os seus utilizadores para as ameaças e consequências na utilização de acesso ilegal à informação nas suas instituições. Neste sentido, através de uma revisão da literatura, pretende-se salientar o contributo dos bibliotecários de IES para a importância do acesso ético e legal à informação científica.pt
dc.description.abstractAccess to scientific information is essential to produce new knowledge. Access to information currently available on the Internet/World Wide Web, part of which is in Open Access (OA), has been strengthened with the implementation of initiatives that contribute to opening science under the umbrella of Open Science. Alongside these initiatives, illegitimate and illegal ways of accessing scientific publications have emerged, which conflict with the efforts made to consolidate OA, on the one hand, and, on the other hand, can cause serious harm to users. Libraries of Higher Education Institutions (HEIs) should pay attention to these issues and seek to sensitize their users to the threats and consequences of using illegal access to information in their institutions. In this sense, through a literature review, it is intended to highlight the contribution of HEI librarians to the importance of ethical and legal access to scientific information.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectAcesso ilegalpt
dc.subjectInformação científicapt
dc.subjectBibliotecários académicospt
dc.subjectSciHubpt
dc.subjectIllegal accesspt
dc.subjectScientific informationpt
dc.subjectAcademic librarianpt
dc.titleO acesso (i)legal à informação científica: o papel dos bibliotecários de Instituições de Ensino Superiorpt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.title12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Abertapt
dc.date.updated2022-07-01T19:06:20Z-
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doicv-prod-3005753-
dc.identifier.doicv-prod-3005753-
dc.description.version2D12-DBCD-3A21 | Beatriz Lourenço Barrocas Neves Ferreira-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draft-
dc.identifier.slugcv-prod-3005753-
dc.date.embargo2021-10-13*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypeconferenceObject-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0003-4402-9342-
crisitem.author.orcid0000-0002-7755-6168-
crisitem.author.orcid0000-0002-8417-6657-
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Resumos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
ConfOA_21_Ferreira_Borges_Leitao.pdf84.69 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

244
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

103
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.