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Title: Contributo da Literacia em Saúde Mental para a Inteligência Emocional e o Bem-Estar numa amostra de adolescentes da população portuguesa
Other Titles: The contribution of Mental Health Literacy to Emotional Intelligence and Well-Being in a sample of adolescents from the portuguese population
Authors: Monteiro, Cláudio Jorge Costa Pereira
Orientador: Dias, Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale
Keywords: Adolescência; Literacia em Saúde Mental; Inteligência Emocional; Saúde Mental; Bem-Estar; Adolescence; Mental Health Literacy; Emotional Intelligence; Mental Health; Well-Being
Issue Date: 21-Feb-2022
Serial title, monograph or event: Contributo da Literacia em Saúde Mental para a Inteligência Emocional e o Bem-Estar numa amostra de adolescentes da população portuguesa
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: A Literacia em Saúde Mental, a Inteligência Emocional e o Bem-Estar têm sido alvo de um crescente interesse pela comunidade científica. No entanto, poucas têm sido as pesquisas empíricas a avaliar a relação entre estes constructos, principalmente na adolescência. Assim o presente estudo pretende contribuir para a investigação em torno das relações entre a Literacia em Saúde Mental, a Inteligência Emocional e o Bem-Estar, clarificando o potencial valor preditivo da Literacia em Saúde Mental face à Inteligência Emocional e ao Bem-Estar. Pretende-se ainda observar se os sujeitos da amostra diferem nos níveis de Literacia em Saúde Mental, Inteligência Emocional e Bem-Estar tendo em conta as variáveis sociodemográficas. Para tal, utilizou-se uma amostra de 341 adolescentes da população portuguesa (181 do sexo feminino e 160 do sexo masculino), entre os 15 e os 18 anos, que participaram no estudo respondendo aos seguintes instrumentos aferidos para a população portuguesa: Questionário Sociodemográfico (Maia de Carvalho, Vale-Dias, & Sieiro, 2019), Mental Health Literacy Questionnaire (Campos et al., 2016), Questionário de Inteligência Emocional - Versão para jovens (Candeias et al., 2013) e Mental health Continuum - Short Form (Matos et al., 2010). Os resultados revelaram a existência de uma associação significativa e positiva entre todos os constructos avaliados, sendo a correlação entre a Inteligência Emocional e o Bem-Estar a mais forte e significativa. Verificou-se ainda que a Literacia em Saúde Mental exerce poder preditivo, positivo e estatisticamente significativo na Inteligência Emocional e no Bem-Estar. A pontuação de todas as escalas avaliadas revelou-se significativamente associada com o género dos participantes, e aqueles que frequentaram consultas de psicologia obtiveram pontuações mais baixas nas escalas de Inteligência Emocional e Bem-Estar.
Mental Health Literacy, Emotional Intelligence and Well-Being have been the subject of growing interest by the scientific community. However, there has been little empirical research evaluating the relationship between these constructs, especially in adolescence. Therefore, this study aims to contribute to the research on the relationships between Mental Health Literacy, Emotional Intelligence and Well-Being, by clarifying the potential predictive value of Mental Health Literacy in relation to Emotional Intelligence and Well-Being. We also intend to observe whether the sample subjects differ in their levels of Mental Health Literacy, Emotional Intelligence and Well-Being considering the sociodemographic variables.To this end, we used a sample of 341 adolescents from the Portuguese population (181 female and 160 male), between 15 and 18 years old, who participated in the study by answering the following instruments measured for the Portuguese population: Sociodemographic Questionnaire (Maia de Carvalho, Vale-Dias, & Sieiro, 2019), Mental Health Literacy Questionnaire (Campos et al., 2016), Emotional Intelligence Questionnaire - Youth Version (Candeias et al., 2013) and Mental health Continuum - Short Form (Matos et al., 2010). The results revealed the existence of a significant and positive association between all the constructs assessed, with the correlation between Emotional Intelligence and Well-Being being the strongest and most significant. Mental Health Literacy was also found to exert positive and statistically significant predictive influence on Emotional Intelligence and Well-Being. The scores of all scales assessed were significantly associated with the participants´ gender, and those who attended psychology appointments obtained lower scores in the Emotional Intelligence and Well-Being scales.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/100300
Rights: openAccess
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