Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100193
Title: Sobre o regresso de emigrantes portugueses qualificados: diagnóstico de situação atual
Authors: Góis, Pedro 
Marques, José Carlos Laranjo
Pinho, Filipa 
Keywords: Emigração portuguesa; Migrantes qualificados; Regresso; Portugal
Issue Date: 2018
Publisher: Associação Portuguesa de Sociologia
Project: PTDC/SOC-SOC/28730/2017 
Serial title, monograph or event: Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo. Atas do X Congresso Português de Sociologia
Place of publication or event: Lisboa
Abstract: A emigração portuguesa tem-se orientado maioritariamente para destinos europeus e intensificou-se na última década, como resultado do fraco crescimento económico após 2000, do aumento do desemprego e da austeridade. O abrandamento da crise em 2015, o retorno ao crescimento e acontecimentos como o Brexit ou movimentos anti-imigração em vários países europeus, contribuem para ser expectável um aumento dos movimentos de regresso a Portugal. Podemos, portanto, retomar estudos sobre o regresso de emigrantes. O estudo “Empreender 2020 – o regresso de uma geração preparada” contribuiu para aferir sobre a situação atual relativamente a retornos de emigrantes portugueses qualificados, nomeadamente expectativas e potencial de promoção do desenvolvimento das regiões de origem. Nesta comunicação apresentam-se alguns resultados do inquérito de 2017, aplicado a cidadãos de nacionalidade ou naturalidade portuguesa, emigrados, detentores de formação pós-secundária: características sociodemográficas, distribuição geográfica nos países de destino, tempos de permanência, intenções de retorno e motivações para a sua concretização.
Description: X Congresso Português de Sociologia: Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo, Covilhã, 10 a 12 de julho de 2018.
URI: https://hdl.handle.net/10316/100193
ISBN: 978-989-97981-5-1
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Sobre o regresso de emigrantes portugueses.pdf692.16 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

84
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

32
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.