Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100106
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dc.contributor.advisorGonçalves, Adelino Manuel dos Santos-
dc.contributor.advisorPadeiro, Jorge Miguel Nunes-
dc.contributor.authorCoimbra, Thais Soares-
dc.date.accessioned2022-05-03T22:00:14Z-
dc.date.available2022-05-03T22:00:14Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.date.submitted2022-05-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/100106-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Reabilitação Urbana Integrada apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractAs deslocações realizadas no quotidiano dependem da facilidade de acesso aos locais a que se deseja chegar. Por sua vez, a percepção das distâncias está diretamente relacionada com o tempo gasto no trajeto, o que implica que lugares mais longínquos possam ser mais frequentados se forem de fácil acesso, e lugares mais próximos possam ser evitados se o percurso não for convidativo ou facilmente transitável. Pode-se dizer que a mobilidade é capaz de interferir na vitalidade local, podendo ser determinante na escolha dos lugares onde as pessoas optam por habitar. Em uma cidade, o tempo que se leva para realizar atividades rotineiras pode ser o mesmo tempo de locomoção gasto entre diferentes aglomerados rurais, mesmo que as distâncias sejam diferentes. A melhoria da mobilidade e do acesso entre funcionalidades, de forma que possibilite otimizar a conexão entre pessoas e lugares, pode contribuir para o reforço da atratividade e da vitalidade de territórios de baixa densidade? A região de Sicó, território de estudo desta tese, possui um conjunto de aldeias em espaço rural com pouca densidade de ocupação populacional e limitação de acesso a serviços pela falta de conexão com o entorno, seja pela impossibilidade de seus moradores chegarem aos serviços ou pela falta de estratégias e ações que possibilitem a sua deslocação. Além disso, as aldeias têm pouca vitalidade em seus espaços e seguem perdendo população a cada ano. Esta dissertação se propõe a estudar os núcleos urbanos e rurais de baixa densidade e sugerir soluções para melhorar a sua vitalidade por meio da mobilidade. Foi realizado um estudo de campo e bibliográfico que permitiu desenvolver um diagnóstico do território, após analisarem-se aos problemas e potencialidades. Foram elaboradas diretrizes baseadas no conceito de policentrismo regional que possam contribuir para a elaboração de um plano de ações com propostas que reforcem a coesão territorial na Rede de Aldeias do Cacário. Percebeu-se que a mobilidade pode atuar no favorecimento da complementaridade funcional em redes urbanas policêntricas, sendo fundamental na promoção de vitalidade. O planejamento da mobilidade permite conectar territórios e facilitar a dinâmica da vida dos moradores e visitantes, desconstruindo a ideia de "distante", uma vez que isto pode ser relativo em determinadas áreas onde o "distante" é temporal e não métrico.por
dc.description.abstractPeople’s daily journeys depend on the ease of access to the places to which one wishes to reach. In turn, the perception of distances is directly related to the time spentin transit , which implies that places with further proximity could be more easily frequented if they were easily accessible and places with closer relative proximity might be avoided if the route is not inviting or accessible. One may say that mobility is capable of influencing local vitality, and can be decisive in the choice of places where people choose to live. In a city, the time taken to accomplish routine activities can be the same time spent traveling between different rural agglomerations, even if the distances are different. Can improving mobility and access between functionalities, in a way that makes it possible to optimize the connection between people and places, contribute to the attractiveness and vitality of low-density territories? For this thesis, the study area in question is the region of Sico - a set of villages in a rural area with low population density and limited access to services due to a lack of connections with its surrounding, either because of the inability of its residents to reach basic services or because of the lack of strategies and actions that enable their mobility and movement. In addition, the villages have little economic vitality in their spaces and continue to lose population each year. This thesis proposes to study low-density urban and rural centers and suggest solutions to improve their vitality through mobility. A bibliographic and a field study approach was carried out to research and developof a diagnosis for the territory. After analyzing the problems and potential solutions, guidelines were established based on the concept of regional polycentrism that can contribute to the creation of an action plan with proposals that reinforce territorial cohesion in the Network of Aldeias do Cacário. It was observed that mobility can complement polycentric urban networks, and can be fundamental in promoting vitality. Planning for mobility makes it possible to connect territories and facilitates the dynamics of the residents’ lives, deconstructing the idea of "distant" as a measurement of space to reflect the reality of those who see distance as a temporal value.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectVitalidadepor
dc.subjectPolicentrismo regionalpor
dc.subjectCoesão regionalpor
dc.subjectMobilityeng
dc.subjectVitalityeng
dc.subjectRegional polycentrismeng
dc.subjectRegional cohesioneng
dc.titleMOBILIDADE NAS ALDEIAS DE SICÓ: Policentrismo regional e vitalidade em territórios de baixa densidadepor
dc.title.alternativeMobility at Sico Villages: Regional polycentrism and vitality in low density areaseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleMOBILIDADE NAS ALDEIAS DE SICÓ: Policentrismo regional e vitalidade em territórios de baixa densidadepor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203001826-
thesis.degree.disciplineUrbanismo-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Reabilitação Urbana Integrada-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Arquitectura-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCoimbra, Thais Soares::0000-0002-4177-5801-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriCalmeiro, Margarida Isabel Barreto Relvão-
uc.degree.elementojuriGonçalves, Adelino Manuel dos Santos-
uc.degree.elementojuriFernandes, João Luís Jesus-
uc.contributor.advisorGonçalves, Adelino Manuel dos Santos-
uc.contributor.advisorPadeiro, Jorge Miguel Nunes::0000-0002-4996-4308-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
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