Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/100091
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Menezes, Paulo Jorge Carvalho | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Joana Valvez Pocinho | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-02T22:00:56Z | - |
dc.date.available | 2022-05-02T22:00:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-02 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/100091 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia | - |
dc.description.abstract | A terapia de exposição (TE) é uma técnica de terapia comportamental frequentemente utilizada como tratamento de distúrbios psicológicos. No entanto, aplicar este tratamento tradicionalmente é complicado, pois o terapeuta tem de expor o paciente à causa do distúrbio de forma controlada. A TE pode ser mais segura fundindo este conceito com a realidade virtual (RV) e desenvolvendo uma aplicação de terapia de exposição controlada pelo terapeuta de RV.Este trabalho consiste no desenvolvimento de duas aplicações para o terapeuta. A primeira é uma aplicação de RV exclusiva para uso clínico, serve para monitorar as reações e sinais fisiológicos dos pacientes e permite que o terapeuta observe e interaja com o ambiente de RV do paciente. O objetivo é determinar o nível de ansiedade do paciente diante do elemento fóbico. O terapeuta tem acesso à aplicação através do computador e o paciente através do headset de RV Oculus Rift.Como o TE é um processo gradual e repetitivo, a segunda aplicação desenvolvida consiste numa aplicação de acompanhamento. O paciente confronta o elemento fóbico em casa em diferentes níveis de intensidade de ansiedade prescritos pelo terapeuta na consulta anterior. Esta aplicação pode ser utilizada durante as sessões terapêuticas ou, como principalmente uso, na casa do paciente. Funcionará como lição de casa para as sessões de terapia e permitirá que o paciente pratique sozinho. Consiste num jogo sério com componentes de entretenimento e um forte foco no ensino e treinamento. A aplicação está disponível para Android e precisa apenas de um capacete de RV para smartphone como acessório. | por |
dc.description.abstract | Exposure therapy (ET) is often used as a therapeutic process to treat a psychological disorder. Usually, this type of therapy is challenging to apply traditionally as the therapist must expose the patient safely to the cause of the disorder. ET can be safer by merging this concept with virtual reality (VR) and developing a VR therapist-controlled exposure therapy application (VRET).This work consists of two applications to serve as tools for the therapist. The first is a clinic-only VR application to monitor the patients' reactions and physiological signals and allows the therapist to observe and interact with the patient's VR environment. The objective is to determine the patient's level of anxiety when confronted by the phobic element. This clinic-only application runs at the therapist's computer, and the patient will use Oculus Rift as the VR headset.Since ET is a gradual and repetitive process, the second application created consists of a follow-up application. The patient confronts the phobic element at home at different anxiety intensity levels prescribed by the therapist in the previous consultation. This application can be used either during the therapeutic sessions or, as mainly designed for, at the patient's home. It will act as homework for the therapy sessions and allow the patient to practice at home. It consists of a serious game with entertaining components and a strong focus on teaching and training. This at-home VR application is available for Android and only needs a smartphone VR headset. | eng |
dc.language.iso | eng | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Realidade Virtual | por |
dc.subject | Terapias de Exposição | por |
dc.subject | Jogos Sérios | por |
dc.subject | Realidade Virtual para Smartphones | por |
dc.subject | Virtual Reality | eng |
dc.subject | Exposure Therapies | eng |
dc.subject | Serious Games | eng |
dc.subject | Smartphone Virtual Reality | eng |
dc.title | A controlled virtual reality exposure therapy application | eng |
dc.title.alternative | Um aplicativo de realidade virtual e de terapia de exposição controlada | por |
dc.type | masterThesis | - |
degois.publication.location | DEEC | - |
degois.publication.title | A controlled virtual reality exposure therapy application | eng |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.identifier.tid | 203001834 | - |
thesis.degree.discipline | Engenharia Electrotécnica e de Computadores | - |
thesis.degree.grantor | Universidade de Coimbra | - |
thesis.degree.level | 1 | - |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores | - |
uc.degree.grantorUnit | Faculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Eng. Electrotécnica e de Computadores | - |
uc.degree.grantorID | 0500 | - |
uc.contributor.author | Teixeira, Joana Valvez Pocinho::0000-0003-0424-8815 | - |
uc.degree.classification | 16 | - |
uc.degree.presidentejuri | Barreto, João Pedro de Almeida | - |
uc.degree.elementojuri | Restivo, Maria Teresa Braga Valente de Almeida | - |
uc.degree.elementojuri | Menezes, Paulo Jorge Carvalho | - |
uc.contributor.advisor | Menezes, Paulo Jorge Carvalho | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | en | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_JoanaTeixeira.pdf | 32.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
89
checked on Apr 16, 2024
Download(s)
64
checked on Apr 16, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License