Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100028
Title: Um olhar sobre um estágio pedagógico. Relatório para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Authors: Gonçalves, Ana Filipa Marques
Orientador: Silva, Jaime
Balsa, José Carlos Coelho
Keywords: Projecto; Relatório; Mestrado; Ensino; Project; Report; Master´s degree; Teaching
Issue Date: Jul-2012
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A disciplina “Estágio e Relatório” é integrada pelo presente relatório e pelo estágio pedagógico realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico da Quinta das Flores, no ano letivo 2011/2012. Esta disciplina faz parte do plano de estudos do ciclo conducente ao grau de mestre para a docência no Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O presente documento pretende descrever, embora de forma breve, o trabalho desenvolvido pelo núcleo de estágio ao longo do ano letivo como seminários, observação das aulas, regência de aulas, elaboração das diversas planificações orientadoras da prática pedagógica, atividades extracurriculares, entre outras, que fazem parte do dia a dia do professor. Este relatório termina com uma reflexão evidenciando a importância do trabalho desenvolvido no sentido de fortalecer a identidade do professor nos estagiários, passo fundamental para o exercício da docência, e com o objetivo de privilegiar, tanto quanto possível, a integração quanto às exigências diárias e por vezes imprevistas da carreira docente.
The course "Internship and Report" is incorporated by this report and the teaching practice conducted in high school with 3rd Primary School of Quinta das Flores, in academic year 2011/2012. This course is part of the curriculum cycle that leads to a Master's degree for teaching in the Teaching of Mathematics in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. This document aims to describe, however briefly, the work of the core stage during the school year as seminars, observation of classes, conducting classes, preparing lesson plans of the various guidelines of teaching practice, extracurricular activities, among others, are part of everyday life of the teacher. This report concludes with a discussion highlighting the importance of the work to strengthen the identity of the teacher trainees, an essential step for the teaching profession, and in order to focus as much as possible, the integration and to the daily demands and unforeseen times the teaching career.
Description: Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/100028
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Matemática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
relatorio.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open
capa.pdf34.31 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

120
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

116
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.