Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/100026
Title: Relatório para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Matemática no 3. ciclo do Ensino Básico e do Secundário
Authors: Ribeiro, Pedro J. Faria
Orientador: Mamede, Ricardo Nuno Fonseca de Campos Pereira
Almeida, Maria Carmina Mendonça Neves
Issue Date: Aug-2012
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário, descreve e analisa todas as actividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Infanta D. Maria (Coimbra), ao longo do ano lectivo de 2011/2012, sob a orientação científica do Professor Doutor Ricardo Mamede e a orientação de estágio da Professora Maria Carmina Almeida. O relatório, constituído por quatro capítulos, aborda o conjunto de actividades desenvolvidas pelo estagiário Pedro J. Faria Ribeiro. No primeiro capítulo traça-se um perfil das envolventes do trabalho de estágio, a caracterização da Escola e da turma onde decorreram as actividades lectivas. O segundo capítulo diz respeito às actividades de ensino-aprendizagem, nomeadamente, a assistência de aulas, a prática pedagógica supervisionada e a prática não lectiva. O terceiro capítulo descreve o conjunto de actividades de intervenção na escola desenvolvidas pelo Núcleo de estágio de Matemática, ou individualmente, pelo estagiário. O quarto e último capítulo é dedicado às conclusões e reflexões.
This Internship Report, prepared in order to obtain the Master Degree on Teaching Mathematics, for the third cycle of Elementary and Secondary Education, describes and analyzes all activities during the teaching practice Intern, held at Escola Secundária Infanta D. Maria in Coimbra, throughout the academic year 2011/2012, under the scientific guidance of Professor Doutor Ricardo Mamede and the Trainingship Supervisor Professora Maria Carmina Almeida. The report consists of four chapters and covers the range of activities undertaken by trainee Peter J. Faria Ribeiro. In the first chapter we draw a profile of the surrounding internship work, the characterization of the school and the class where it took school activities. The second chapter concerns the activities of teaching and learning, including the assistance of lessons, supervised teaching practice and non-teaching practice. The third chapter describes the set of intervention activities in the school developed by the stage Nucleus of Mathematics, or individually by the trainee. The fourth and final chapter is devoted to conclusions and reflections.
Description: Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Matemática no 3 .Ciclo do ensino básico e do secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/100026
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Matemática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Pedro Ribeiro Relatório de Estágio.pdf67.95 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

18
checked on Aug 5, 2022

Download(s)

6
checked on Aug 5, 2022

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.