Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/28264
Title: A utilização da publicidade em aula de Espanhol como Língua Estrangeira
Authors: Espinha, Ângela
Orientador: Lourenço, António Apolinário
Keywords: Publicidade
Ensino de Espanhol/LE
Issue Date: 11-Feb-2015
Abstract: A presença constante da publicidade na vida quotidiana dos jovens, a juntar à sua crescente relevância cultural e ideológica faz com que necessite de ser alvo de um olhar crítico e reflexivo. A estratégia para evitar o seu efeito avassalador parece passar por investir na chamada “alfabetização audiovisual” (Sedeño, 2002: 138; Cabero Almenara, 1998: 12), já que é desconstruindo algumas técnicas e estratégias e descodificando as regras usadas na codificação das suas mensagens que se poderá contrariar o seu efeito manipulador. A tomada de consciência desta realidade foi uma das razões que motivou a escolha deste tema monográfico. Como educadora, decidi assumir um papel ativo no sentido de contribuir para a promoção do espírito crítico nos meus alunos. Tendo em conta que este relatório se insere no âmbito da prática pedagógica supervisionada, começa com a caracterização do contexto socioeconómico e educativo em que esta decorreu, seguida de uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido que inclui uma breve caracterização e análise das atividades concretizadas. No entanto, o foco central deste relatório vai, naturalmente, para o desenvolvimento da componente monográfica, que constitui a sua segunda parte. Com a temática escolhida pretende-se explorar as potencialidades da utilização da publicidade em aula de Espanhol/LE. Para tal, houve necessidade de caracterizar o conceito de publicidade, bem como as suas diferentes valências e de descrever um pouco a sua história. Feito o enquadramento teórico geral, passou-se para o enquadramento da publicidade no âmbito educativo e, para tal, começou-se por apresentar brevemente os três documentos reguladores do ensino/aprendizagem de Espanhol/LE, do mais geral para o mais específico – o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, o Plan Curricular del Instituto Cervantes e o Programa de Espanhol 10º ano – nível iniciação, explorando as aberturas que eles apresentam para a integração curricular da publicidade. Depois de uma leitura e análise de diversos artigos científicos, apresentou-se nos dois últimos pontos teóricos, por um lado, as sugestões que já vão surgindo sobre possíveis aplicações da publicidade na aula, numa perspetiva abstrata, por outro lado, experiências de aplicação prática da publicidade em diferentes níveis de ensino (desde o Ensino Básico até à formação de professores), numa perspetiva concreta. A temática científico-didática foi verificada empiricamente na prática letiva e das quinze unidades didáticas lecionadas foram selecionadas quatro que se consideram representativas do trabalho desenvolvido e cuja apresentação se dividia em três momentos: dados gerais (tema, título, tempo, objetivos, conteúdos, competências e materiais); descrição das atividades (contextualização, introdução, desenvolvimento e conclusão) e comentário (reflexão sobre o trabalho desenvolvido, as opções tomadas, a (in)eficácia das estratégias utilizadas).
Description: Tese de Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Peer review: Yes
URI: http://hdl.handle.net/10316/28264
Appears in Collections:FLUC Secção de Línguas Românicas - Teses de Mestrado

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