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Title: Mobilidade Sustentável: Permeabilidade Urbana à Bicicleta Elétrica e suas Vantagens Energéticas – Aplicação à Cidade de Coimbra
Authors: Gonçalves, Ana Esmeralda Martins
Orientador: Rodrigues, João Manuel Coutinho
Sousa, Nuno Miguel Marques de
Keywords: Mobilidade Sustentável; Bicicleta Elétrica; Energia; Cidade de Coimbra; SIG; Sustainable Mobility; Electric Bicycle; Energy,; City of Coimbra; GIS
Issue Date: Sep-2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O aumento da população nas cidades levou os países e as organizações a questionarem-se sobre o futuro da qualidade de vida dos habitantes dos meios urbanos e sustentabilidade destes. Os impactes energéticos e ambientais associados à mobilidade - tanto coletiva como individual - exigem um novo equacionamento do problema, abrindo caminho a soluções que não estagnem, exclusiva ou maioritariamente, numa mobilidade baseada no automóvel particular. Há, pois, que operacionalizar o conceito de mobilidade sustentável, o qual terá necessariamente que ser conjugado com a acessibilidade a bens e serviços assente em modos de transporte energeticamente mais eficientes e amigos do ambiente. Posto o acima, o objetivo desta dissertação foi estudar a adequabilidade e permeabilidade da cidade de Coimbra à bicicleta elétrica, utilizando a tecnologia de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), com recurso a informação digital georreferenciada e análise de redes urbanas de transporte. Em particular pretendeu-se avaliar se este modo de transporte permite a circulação pela cidade sem quaisquer limitações numa utilização diária intensiva. Após a obtenção dos resultados, pode-se concluir que um pedelec, com uma bateria com capacidade máxima de 788 kJ (219 Wh), pode efetuar todos os circuitos do dia-a-dia de uma pessoa sob assistência, independentemente do grau de intensidade com que a pessoa usa este modo de transporte. No entanto, recomenda-se para quem utilizar este modo de transporte para um uso muito intensivo, deve optar por um pedelec com maior autonomia para que nunca perca assistência elétrica nas suas viagens pendulares diárias.
The population increase in the cities led the countries and organizations to question themselves about the future of the life´s quality of the habitants at urban areas and sustainability of them. The energy and environmental impacts associated with the mobility – both individual and collective - require a new problem understanding, opening the way to solutions that don’t stagnate, exclusively or mainly, a disabled based on private cars. There is, therefore, that operationalize the concept of sustainable mobility, which will necessarily have to be combined with the accessibility of goods and services based on modes of transport more energy efficiency and environmentally friendly. The objective of this dissertation was studying the suitability and permeability of Coimbra to electric bike, using the Geographical Information Systems (GIS) technology, with recourse to digital information and georeferenced analysis of urban transport networks. In particular, it is intended to assess whether this mode of transport allows movement through the city without any limitations on intensive daily use. After obtaining the results, we can conclude that a pedelec, with a battery of maximum capacity 788 kJ (219 Wh), can indeed cover all the daily cycling needs of a person, offering assistance regardless of the degree of intensity of use of this transport mode. However, this research also suggests that those using this mode of transport very intensively should choose a pedelec with greater autonomy, so that they do not run the risk of losing electrical assistance due to battery degradation.
Description: Dissertação de Mestrado em Energia para a Sustentabilidade apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/99943
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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