Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99830
Title: Neurohome - Sistema de treino cognitivo e monitorização de doenças neurodegenerativas
Authors: Malhão, Alexandre Franciskovitch Ferreira 
Orientador: Castelo Branco, Miguel de Sá e Sousa
Carvalho, Paulo Fernando Pereira de
Keywords: Demência,; diagnóstico; doença de Alzheimer; doenças neurodegenerativas; memória; memória tridimensional; orientação espacial; prevenção; realidade virtual; treino cognitivo
Issue Date: 31-Aug-2012
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Nos dias que correm, assistimos a um envelhecimento generalizado da população mundial. Com este, aumenta também, de forma significativa, o número de portadores de doenças neurodegenerativas (das quais a mais comum é a Doença de Alzheimer). Um dos aspectos a ter em conta, é o facto deste tipo de doentes necessitar de um acompanhamento rigoroso e especializado, o que se traduz num grande encargo, não só financeiro mas também temporal, para os cuidadores e para os órgãos administrativos do país onde este reside. Apesar dos esforços realizados, maioritariamente pela comunidade científica, para que seja possível retardar o início e progressão destas doenças, ainda não foi possível encontrar uma cura para esta, no entanto, se estas forem detectadas a tempo, poderá ser possível travar, significativamente, a sua progressão. Apesar de já existirem algumas plataformas de treino cognitivo, nenhuma delas aborda o problema das doenças neurodegenerativas de uma forma específica com recurso a técnicas e tecnologias mais personalizadas, visto que não é feito um treino baseado em tarefas do dia-a-dia (como cozinha e fazer compras no supermercado). Este estágio foi visionado para projectar e desenvolver um sistema com a finalidade de treino cognitivo e posterior monitorização para indivíduos susceptíveis ou portadores de doenças neurodegenerativas. Através desta, pensa-se que é possível melhorar a qualidade de vida do paciente assim como a do cuidador (i.e., responsável pelo acompanhamento do paciente). Além desta funcionalidade, o sistema permite o treino das capacidades cognitivas, com recurso a um ambiente de Realidade Virtual, de uma forma lúdica e imperceptível. O acompanhamento do estado do paciente, por parte de um clínico, é disponibilizado através de uma plataforma online, com todos os dados da sua actividade registados, que permite o tratamento e apresentação destes para posterior análise.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99830
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Alexandre Malhão.pdf7 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.