Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99544
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarecho, Judite-
dc.contributor.authorFernandes, Anabela-
dc.contributor.authorSoares, Rute-
dc.date.accessioned2022-03-25T12:23:14Z-
dc.date.available2022-03-25T12:23:14Z-
dc.date.issued2019-10-08-
dc.identifier.issn1647-3582pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99544-
dc.description.abstractEste artigo parte da análise de um corpus de textos escritos por aprendentes de diferentes níveis (A2, B1, B2 e C1) e diversas línguas maternas, em contexto de ensino formal em Portugal. Os erros detetados no uso de Pretérito Perfeito Simples (PPS) e Pretérito Imperfeito (PI) mostram que mesmo alunos de nível mais avançado têm dificuldade em usar estas formas verbais, em especial o PI, embora tenham tido contacto com explicações sobre regras de uso. A análise das explicações contidas num conjunto de manuais e gramáticas revela algumas imprecisões de formulação que podem induzir os alunos em erro, bem como lacunas que comprometem um emprego eficaz destes tempos verbais na produção de texto. Com base na informação necessária para corrigir os erros analisados, são sugeridos princípios para a explicação do uso destas formas verbais, sintetizando-se aspetos positivos e negativos dos manuais e gramáticas analisados, bem como reflexões didáticas sobre o treino deste tópico.pt
dc.description.abstractThe starting point of this paper is the analysis of a corpus of learner texts written by A2, B1, B2 and C1 students with different native languages in a formal teaching context in Portugal. The errors in the use of Pretérito Perfeito Simples (PPS; Preterit) Pretérito Imperfeito (PI; Imperfect) that we find in the texts show that students have serious problems with using these tenses, especially PI, even at advanced levels of proficiency, notwithstanding their contact with rules on this topic. Our analysis of the rules for the use of PPS and PI to be found in selected textbooks and (learner’s) grammars shows that some formulations are imprecise and potentially misleading for students, and also that some materials do not provide all the necessary information for an effective use of these tenses in text production. Based on the information needed to correct the analysed errors, we suggest principles for explaining the use of PPS and PI and offer a synthesis of positive and negative aspects found in textbooks and grammars, as well as some didactic observations on the training of this topic.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCentro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Universidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectPLEpt
dc.subjectUso de Pretérito Perfeito e Imperfeitopt
dc.subjectAnálise de errospt
dc.subjectGramáticaspt
dc.subjectManuais didáticospt
dc.subjectPortuguese Foreign Languagept
dc.subjectUse of Preterite and Imperfectpt
dc.subjectError analysispt
dc.subjectTextbooks and grammarspt
dc.titleExplicações (im)perfeitas para Pretérito Perfeito e Imperfeito algumas propostas didáticas em Português Língua Estrangeirapt
dc.typearticleen_US
degois.publication.firstPage69pt
degois.publication.lastPage86pt
degois.publication.issue1pt
degois.publication.locationAveiropt
degois.publication.titleIndagatio Didacticapt
dc.date.updated2022-03-23T19:41:56Z-
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.34624/id.v11i1.5626pt
degois.publication.volume11pt
dc.description.versionB418-420E-CF65 | Rute Isabel Fernandes Soares-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-2104875-
dc.date.embargo2019-10-08*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.author.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.author.orcid0000-0002-2315-7743-
crisitem.author.orcid0000-0001-5468-2826-
crisitem.author.orcid0000-0002-3460-1926-
Appears in Collections:I&D CELGA - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Carecho_Fernandes_Soares_2019_.pdf241.99 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

191
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

46
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons