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Título: Explicações (im)perfeitas para Pretérito Perfeito e Imperfeito algumas propostas didáticas em Português Língua Estrangeira
Autor: Carecho, Judite 
Fernandes, Anabela 
Soares, Rute 
Palavras-chave: PLE; Uso de Pretérito Perfeito e Imperfeito; Análise de erros; Gramáticas; Manuais didáticos; Portuguese Foreign Language; Use of Preterite and Imperfect; Error analysis; Textbooks and grammars
Data: 8-Out-2019
Editora: Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Universidade de Aveiro
Título da revista, periódico, livro ou evento: Indagatio Didactica
Volume: 11
Número: 1
Local de edição ou do evento: Aveiro
Resumo: Este artigo parte da análise de um corpus de textos escritos por aprendentes de diferentes níveis (A2, B1, B2 e C1) e diversas línguas maternas, em contexto de ensino formal em Portugal. Os erros detetados no uso de Pretérito Perfeito Simples (PPS) e Pretérito Imperfeito (PI) mostram que mesmo alunos de nível mais avançado têm dificuldade em usar estas formas verbais, em especial o PI, embora tenham tido contacto com explicações sobre regras de uso. A análise das explicações contidas num conjunto de manuais e gramáticas revela algumas imprecisões de formulação que podem induzir os alunos em erro, bem como lacunas que comprometem um emprego eficaz destes tempos verbais na produção de texto. Com base na informação necessária para corrigir os erros analisados, são sugeridos princípios para a explicação do uso destas formas verbais, sintetizando-se aspetos positivos e negativos dos manuais e gramáticas analisados, bem como reflexões didáticas sobre o treino deste tópico.
The starting point of this paper is the analysis of a corpus of learner texts written by A2, B1, B2 and C1 students with different native languages in a formal teaching context in Portugal. The errors in the use of Pretérito Perfeito Simples (PPS; Preterit) Pretérito Imperfeito (PI; Imperfect) that we find in the texts show that students have serious problems with using these tenses, especially PI, even at advanced levels of proficiency, notwithstanding their contact with rules on this topic. Our analysis of the rules for the use of PPS and PI to be found in selected textbooks and (learner’s) grammars shows that some formulations are imprecise and potentially misleading for students, and also that some materials do not provide all the necessary information for an effective use of these tenses in text production. Based on the information needed to correct the analysed errors, we suggest principles for explaining the use of PPS and PI and offer a synthesis of positive and negative aspects found in textbooks and grammars, as well as some didactic observations on the training of this topic.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99544
ISSN: 1647-3582
DOI: 10.34624/id.v11i1.5626
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CELGA - Artigos em Revistas Nacionais

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