Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99303
Title: GERMINANDO A SEMENTE DA INCLUSÃO DAS ABORDAGENS MINDFULNESS NA EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES COM ALUNOS/AS DOS 5.º E 6.º ANOS DAS TURMAS DO ENSINO REGULAR E ALUNOS/AS ACOMPANHADOS/AS PELO CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM
Other Titles: GROWING THE SEED OF INCLUDING MINDFULNESS APPROACHES IN EDUCATION: INTERVENTIONS WITH STUDENTS IN THE 5th AND 6TH GRADES OF REGULAR EDUCATION CLASSES AND STUDENTS ACCOMPANIED BY THE LEARNING SUPPORT CENTER
Authors: Marques, Andreia Filipa Miranda
Orientador: Oliveira, Albertina Lima
Reis, Carlos Francisco de Sousa
Keywords: Mindfulness; Ciências da Educação; Educação Contemplativa; Competências Socioemocionais e Atencionais; Alunos/as do Ensino Básico; Mindfulness; Education Sciences; Contemplative Education; Socio-Emotional and Attentional Skills; Basic School Students
Issue Date: 22-Oct-2021
Serial title, monograph or event: GERMINANDO A SEMENTE DA INCLUSÃO DAS ABORDAGENS MINDFULNESS NA EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES COM ALUNOS/AS DOS 5.º E 6.º ANOS DAS TURMAS DO ENSINO REGULAR E ALUNOS/AS ACOMPANHADOS/AS PELO CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM
Place of publication or event: Escola Básica 2, 3 Martim de Freitas
Abstract: Este relatório enquadra-se no âmbito da unidade curricular “Estágio”, inserida no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Ciências da Educação (MCE), e tem como finalidades dar a conhecer o trabalho desenvolvido na instituição de acolhimento e contribuir para a inclusão das abordagens baseadas no mindfulness em contexto escolar. No que concerne à sua estrutura, encontra-se organizado em quatro partes distintas. Num primeiro momento, apresenta-se uma caracterização institucional do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, nomeadamente dos espaços em que se concretizou a intervenção na Escola EB 2,3 Martim de Freitas. Em seguida, discorre-se sobre o enquadramento teórico-concetual, o qual incide numa revisão da literatura que enquadra e justifica as temáticas centrais do estágio, sendo estas: a epistemologia, as identidade(s), as singularidade(s) e a identidade profissional das Ciências da Educação; a Educação Contemplativa e as práticas que se incluem no seu âmbito; o conceito e os fundamentos da prática de Mindfulness e a inclusão das abordagens mindfulness em contexto escolar, ligadas à melhoria das competências atencionais e socioemocionais dos/as alunos/as. Posteriormente, é apresentada uma descrição pormenorizada das atividades realizadas, tendo em conta os objetivos previamente definidos, na qual se incluem, ainda, as intenções e o cronograma subjacentes à implementação das mesmas. Por fim, dá-se a conhecer a avaliação e a análise reflexiva das atividades desenvolvidas, com recurso a metodologias qualitativas e quantitativas de recolha e análise de dados, e apresenta-se, também, a conclusão, onde se reflete sobre a prossecução do estágio, os obstáculos e as dificuldades sentidas, as competências desenvolvidas e a heteroavaliação, e se indicam, ainda, algumas recomendações para intervenções futuras neste âmbito. Os resultados obtidos fornecem um contributo para o aprofundamento dos conhecimentos sobre a apreciação destas abordagens, por parte dos/as alunos/as e das professoras, bem como sobre os seus benefícios para os/as alunos/as, principalmente na melhoria do bem-estar, das capacidades de regulação emocional, das capacidades atencionais e no aumento do comportamento prossocial. Por conseguinte, revelam a necessidade de um maior investimento na intervenção e investigação sobre este domínio.
This report falls within the scope of the curricular unit Internship” inserted in the 2nd year of the study plan of the Master in Education Sciences (MEC) and aims to make know the work developed in the host institution and to contribute to the inclusion of Mindfulness-based approaches in the school context. Regarding its structure, it is organized into four distinct parts. At first, an institutional characterization of the Agrupamento de Escolas Martim de Freitas is presented, namely, the spaces where the intervention in the EB 2,3 Martim de Freitas School took place. Then, the theoretical-conceptual framework is discussed, which focuses on a review of the literature that frames and justifies the central themes of the internship, which are: Education Sciences's epistemology, identity(ies), singularity(ies) and the professional identity of Education Sciences; Contemplative Education and the practices that are included within its scope; the concept and foundations of Mindfulness practice and the inclusion of mindfulness approaches in the school context, linked to the improvement of students' socio-emotional and attentional skills. Subsequently, a detailed description of the activities carried out is presented, taking into account the previously defined objectives, which also include the intentions and the chronogram underlying their implementation. Finally, the evaluation and reflexive analysis of the activities developed is presented, using qualitative and quantitative methodologies for data collection and analysis, and the conclusion are also presented, where the prosecution of the internship, obstacles and difficulties experienced, the competencies developed and the hetero-assessment are reflected, and some recommendations for future interventions in this area are also indicated. The results obtained contribute to deepening the knowledge about the appreciation of these approaches, by students and teachers, as well as about their benefits for students, mainly in the improvement of well-being, emotional regulation skills, attentional skills and in the increased prosocial behavior. Therefore, they reveal the need for increased investment in intervention and research in this field.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/99303
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s)

108
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

123
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons