Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/98385
Title: Utilização do Email como Via de Comunicação entre o Médico e o Utente nos Cuidados de Saúde Primários no Contexto da Pandemia de COVID-19
Other Titles: Use of Email as a Communication Tool Between Physician and Patient in Primary Health Care, During the Pandemic of COVID-19
Authors: Santos, Ricardo Carvalhal Ferreira dos
Orientador: Ferreira, António Miguel da Cruz
Keywords: Email; Satisfação Pessoal; Telecomunicações; Telemedicina; Teleconsultas; Email; Satisfaction; Teleconference; Telehealth; Remote Consultation
Issue Date: 8-Jun-2021
Serial title, monograph or event: Utilização do Email como Via de Comunicação entre o Médico e o Utente nos Cuidados de Saúde Primários no Contexto da Pandemia de COVID-19
Place of publication or event: Faculdade de Medicina
Abstract: No contexto de pandemia de COVID-19, a comunicação entre o médico e os utentes nos cuidados de saúde primários continua a ter uma importância capital, visto ser um pilar essencial nos cuidados médicos. Devido às restrições impostas, novos obstáculos foram criados na relação do médico com o utente para as quais a telemedicina pode desempenhar uma função preponderante mitigando as dificuldades surgidas. O e-mail é uma das ferramentas presentes na telemedicina que pode permitir contornar barreiras comunicacionais em tempos de pandemia. O objetivo deste estudo é avaliar o nível de satisfação dos médicos dos cuidados de saúde primários com este tipo de comunicação com os utentes, durante a pandemia COVID-19. Serão ainda avaliadas eventuais diferenças em relação à tipologia de unidade, género e idade dos profissionais. Aplicação de um questionário com o objetivo de avaliar a satisfação, com base em escalas lineares, dos médicos de cuidados de saúde primários pertencentes a Unidades do ACeS Baixo Mondego. Recolhidos dados sobre a categoria profissional, idade e género dos participantes. Estudo realizado com anonimato, tendo sido solicitada a autorização às Coordenações das Unidades onde se fará o estudo e à Comissão de Ética da ARS Centro. Amostra constituída por 36 médicos de 6 unidades de saúde familiar. Quanto à satisfação com a utilização de email como via de comunicação durante a pandemia COVID-19, com 27 dos 36 inquiridos a referir uma satisfação igual ou superior 4 numa escala de 1 a 5. A maioria dos médicos inquiridos referiu ser utilizador deste método de telemedicina durante a pandemia (97,2%).Não se obteve diferenças significativas na satisfação quando a amostra foi dividida por critérios sociodemográficos. Também não foram obtidas diferenças significativas no score total obtido no questionário condicionadas por fatores sociodemográficos. Porém, é de notar que existiu uma relação da satisfação com o score total do questionário.Concluiu-se que o email como método de comunicação tem uma importância capital nos cuidados de saúde primários da região estudada. Concluiu-se ainda que existe um nível elevado de satisfação de com o email como via de comunicação, sendo esta condicionada por fatores da prática clínica.
During the COVID-19 pandemic, communication between the physician and patients in primary health care continues to be of vital importance, as it is essential in medical care. Due to restrictions imposed during the pandemic, new obstacles were created in the doctor-patient relationship in which telemedicine can play a major role in mitigating these. E-mail is one of the tools included in telemedicine that can help to overcome communication barriers during these pandemic times.The objective of this study was to assess the level of satisfaction of primary care physicians while using email as a communicating tool with patients throughout the COVID-19 pandemic. Any differences in satisfaction conditioned by the type of care unit, gender and age of the professionals were also assessed.Physician satisfaction was assessed using a questionnaire with likert-like scales. Data regarding the professional category, age, and gender of the participants was also collected. Study was carried out with anonymity, and authorization was requested to the care units managers and to the ARS Centro ethics committee. Sample consisted of 36 doctors from 6 primary care units. Regarding satisfaction with the use of e-mail during the COVID-19 pandemic, 27 of the 36 respondents reported satisfaction of at least 4 on a likert-like scale. Most of the surveyed doctors reported being users of this method of telemedicine during the pandemic (97.2%).There were no significant differences in satisfaction conditioned by sociodemographic criteria. There were also no significant differences in the total score obtained in the questionnaire dependent on sociodemographic factors. However, it should be noted that there was a dependence between satisfaction and the total score of the questionnaire.It was concluded that email is of vital importance in primary health care in the region studied due to the high percentage of users. It was also concluded that there is a high level of satisfaction with email, which is conditioned by factors of clinical practice.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: http://hdl.handle.net/10316/98385
Rights: openAccess
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