Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97304
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Celeste dos Santos Romualdo-
dc.contributor.authorFaustino, Paula Cristina Alexandre Nogueira-
dc.date.accessioned2022-01-21T08:51:04Z-
dc.date.available2022-01-21T08:51:04Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97304-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Geociências apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractO objectivo principal deste estudo foi analisar as representações pictóricas e perguntas incluídas em dois manuais escolares do 7.º ano de Ciências Naturais e dois de Geologia Geral de introdução no ensino superior, no subtema da Tectónica de Placas. Foi desenvolvido um estudo qualitativo de análise documental através de uma análise de conteúdo em função da tipologia, papel funcional e nível cognitivo das perguntas relacionadas com as representações, apresentadas nos quatro manuais seleccionados. Neste estudo obtiveram-se melhores resultados nos manuais de Geologia Geral, cujas representações implicam níveis de abstracção mais elevados em função da tipologia pela utilização mais frequente de Mapas, Fotografias e Diagramas; e do papel funcional das representações no Nível 2 e Nível 3 e, ainda, um maior número de perguntas relacionadas com as representações nas categorias Aplicar e Analisar. Assim, estes resultados podem indicar condições importantes na promoção de literacia científica no ensino das Ciências.pt
dc.description.abstractThe main objective of this study was to analyze and compare the prevalence of pictorial representations and questions included in two textbooks 7.º Grade of Natural Sciences and two textbooks of General Geology used in higher education, on the subtheme of Plate Tectonics. A documental and content analysis was done according to the typology, functional role of the pictorial representations and cognitive level of questions relating to representations presented in the four selected textbooks. In these study were obtained better results in the textbooks of General Geology, because representations imply higher levels of abstraction depending on the typology that used more Maps, Photos and Diagrams; a functional role of representations were in Level 2 and Level 3 and also a greater number of questions related to the representations in Categories Apply and analyze; conditions that may be relevant in promoting scientific literacy in science teaching.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.subjectmanuais escolarespt
dc.subjectnível cognitivopt
dc.subjectpapel funcionalpt
dc.subjectperguntaspt
dc.subjectrepresentações pictóricaspt
dc.subjecttectónica de placaspt
dc.subjecttipologiapt
dc.subjectcognitive levelpt
dc.subjectfunctional rolept
dc.subjectpictorial representationspt
dc.subjectquestionspt
dc.subjectplate tectonicspt
dc.subjecttextbookspt
dc.subjecttypologypt
dc.titleTectónica de Placas: Representações pictóricas e perguntas em manuais de Ciências Naturais e de Geologia Geral do ensino superiorpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2020-05-30*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Geociênciaspt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo2190pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCentre for Earth and Space Research of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7922-0000-
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Mestrado
Show simple item record

Page view(s)

108
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

266
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.