Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97304
Title: Tectónica de Placas: Representações pictóricas e perguntas em manuais de Ciências Naturais e de Geologia Geral do ensino superior
Authors: Faustino, Paula Cristina Alexandre Nogueira
Orientador: Gomes, Celeste dos Santos Romualdo
Keywords: manuais escolares; nível cognitivo; papel funcional; perguntas; representações pictóricas; tectónica de placas; tipologia; cognitive level; functional role; pictorial representations; questions; plate tectonics; textbooks; typology
Issue Date: Jun-2014
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O objectivo principal deste estudo foi analisar as representações pictóricas e perguntas incluídas em dois manuais escolares do 7.º ano de Ciências Naturais e dois de Geologia Geral de introdução no ensino superior, no subtema da Tectónica de Placas. Foi desenvolvido um estudo qualitativo de análise documental através de uma análise de conteúdo em função da tipologia, papel funcional e nível cognitivo das perguntas relacionadas com as representações, apresentadas nos quatro manuais seleccionados. Neste estudo obtiveram-se melhores resultados nos manuais de Geologia Geral, cujas representações implicam níveis de abstracção mais elevados em função da tipologia pela utilização mais frequente de Mapas, Fotografias e Diagramas; e do papel funcional das representações no Nível 2 e Nível 3 e, ainda, um maior número de perguntas relacionadas com as representações nas categorias Aplicar e Analisar. Assim, estes resultados podem indicar condições importantes na promoção de literacia científica no ensino das Ciências.
The main objective of this study was to analyze and compare the prevalence of pictorial representations and questions included in two textbooks 7.º Grade of Natural Sciences and two textbooks of General Geology used in higher education, on the subtheme of Plate Tectonics. A documental and content analysis was done according to the typology, functional role of the pictorial representations and cognitive level of questions relating to representations presented in the four selected textbooks. In these study were obtained better results in the textbooks of General Geology, because representations imply higher levels of abstraction depending on the typology that used more Maps, Photos and Diagrams; a functional role of representations were in Level 2 and Level 3 and also a greater number of questions related to the representations in Categories Apply and analyze; conditions that may be relevant in promoting scientific literacy in science teaching.
Description: Dissertação de Mestrado em Geociências apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/97304
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s)

107
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

263
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.