Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97299
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Cristóvão-
dc.contributor.authorQueta, Isaías Fernando Muondo-
dc.date.accessioned2022-01-20T23:02:26Z-
dc.date.available2022-01-20T23:02:26Z-
dc.date.issued2019-07-16-
dc.date.submitted2022-01-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97299-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA qualidade e a dinamização do processo de ensino e aprendizagem têm sido os motivos principais pelas quais impulsionam os alunos na escolha de uma instituição de ensino para frequentar um curso de licenciatura, mestrado ou doutorado. A exigência por parte dos alunos na busca de uma instituição que lhes proporciona um ensino auxiliado as práticas laboratoriais resulta da necessidade de equipar o laboratório do departamento com equipamentos práticos para um ensino mais adequado. Esta busca, parte do momento em que os alunos decidem ser mais profissionais após a formação e posteriormente lidar melhor com o mercado de trabalho. Deste modo, à causa da dificuldade no processo de ensino e aprendizagem das unidades curriculares controlo de produção e melhoria contínua tem como resultado o presente projeto de pesquisa que se justifica através da montagem de uma fábrica de aprendizagem na qual as ferramentas Lean Manufacturing serão aplicadas, com utilidade de promover um ensino mais adequado aos operadores.O objetivo de estudo deste projeto tem como finalidade apresentar uma linha de produção, fazer a divisão dos postos de trabalhos, equilibrar a linha de produção, simulação das funcionalidades, aplicação do controlo de qualidade de produção na linha de montagem dos produtos associado as metodologias Lean, estabelecer a comparação da montagem na prática em duas fases, sendo montagem e desmontagem, gestão visual com cartões Kanban associado no processo de ensino e aprendizagem.Sendo assim se espera que, com aplicação deste estudo científico haja melhorias futuras nas aulas das unidades curriculares já mencionadas acima, não só nas aulas bem como no aprendizado dos operadores com didática prática através de uma linha de montagem para ensinar vários tipos de conceitos Lean que visam superar e reduzir as dificuldades dos operadores que irão frequentá-las tornando-os mais capacitados, deste modo os operadores não serão apenas ensinados, mas sim, serão ensinados a aprender e praticar juntos das ferramentas Lean.por
dc.description.abstractThe quality and the dynamics of the process of teaching and learning have been the main reasons why propel students in choosing an educational institution to attend a bachelor, master or doctorate. The demand by the students in finding an institution that provides them with a teaching aided laboratory practices from the need to equip the department with practical lab equipment for a better education. This search, part of the time when students decide to be more professional after training and subsequently better cope with the labor market. The objective of this project study is to introduce the installation of a production line, making the division of work stations, balance the production line simulation of the functionality, application of production quality control on the assembly line of products by through didactic game associated Lean methodologies, establish a comparison of the assembly in practice in two phases, assembly and disassembly, visual management with kanban cards associated in the process of teaching and learning.Therefore, it is expected that with application of scientific study there are further improvements in the classes of courses already mentioned above, not only in class and learning of operators with teaching practice through a series of games to teach various types of Lean concepts aimed to overcome and reduce the difficulties of operators who will attend them making them more capable, so operators will not only be taught, but will be taught how to learn and practice together of Lean tools.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLeanpor
dc.subjectLearning Factorypor
dc.subjectEnsino e Aprendizagempor
dc.subjectLeaneng
dc.subjectLearning Factoryeng
dc.subjectTeaching and Learningeng
dc.titleLean Learning Factory Aplicado no Processo de Ensino e Aprendizagem nas Unidades Curriculares Controlo de Produção e Melhoria Contínuapor
dc.title.alternativeLean Learning Factory Applied in the Process of Teaching and Learning in Curricular Units of Production Control and Continuous Improvementeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra - Departamento de Engenharia Mecânica - Laboratório EGI-
degois.publication.titleLean Learning Factory Aplicado no Processo de Ensino e Aprendizagem nas Unidades Curriculares Controlo de Produção e Melhoria Contínuapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202491609-
thesis.degree.disciplineCiências de Engenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrial-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorQueta, Isaías Fernando Muondo::0000-0002-0703-6407-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriAfonso, José Luís Ferreira-
uc.degree.elementojuriSilva, Cristóvão-
uc.degree.elementojuriFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandes-
uc.contributor.advisorSilva, Cristóvão-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Isaías Queta Tese DEM-MEGI vers 12.2.3.pdf8.91 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

98
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

201
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons