Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97285
Título: Redesenho da rede logística de uma empresa de distribuição de medicamentos
Outros títulos: Redesign the logistics network of a pharmaceutical distribution company
Autor: Fernandes, Rui Miguel Márcia do Nascimento
Orientador: Ferreira, Luís Miguel Domingues Fernandes
Palavras-chave: Redesenho da rede logística; Localização; Vehicle Routing Problem; Redesign of the logistics network; Location; Vehicle Routing Problem
Data: 17-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Redesenho da rede logística de uma empresa de distribuição de medicamentos
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Mecânica
Resumo: O aumento de vendas e a evolução no mercado fizeram com que as condições atuais do centro de distribuição da Plural no Montijo, já não satisfizessem as exigências dos clientes. Por isso, este trabalho tem como objetivo principal, definir uma nova localização e redesenhar a rede logística do centro de distribuição do Montijo. A metodologia utilizada neste trabalho, assenta em três etapas: representação do processo de criação de dados, aplicação do modelo do centro de gravidade, complementado com a análise dos volumes de vendas e no desenvolvimento de um modelo de planeamento de rotas, baseado no problema de otimização Vehicle Routing Problem. Numa primeira etapa foram preparados os dados para, nas fases posteriores, determinar a melhor localização e desenvolver o modelo de otimização para o redesenho da rede de distribuição.Foi identificada uma nova localização, passando o novo centro de distribuição para a margem Norte do rio Tejo. E, com a aplicação do modelo baseado nas ferramentas da Google OR Tools, os principais resultados obtidos foram, reduções de cerca de 38% no número de quilómetros percorridos diariamente e redução de 47% de número de veículos a circular por dia.---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
The increase in sales and the evolution in the market made the current conditions of the Plural distribution center in Montijo no longer meet customer requirements. Therefore, this work has as main objective, to define a new location and redesign the logistics network of the Montijo distribution center.The methodology used in this work is based on three stages: representation of the data creation process, application of the center of gravity model, complemented with the analysis of sales volumes and the development of a route planning model based on the optimization problem of Vehicle Routing Problem.In a first step the data were prepared to determine the best location and to develop the optimization model for the redesign of the distribution network.A new location was identified, passing the new distribution center to the north margin of the Rio Tejo. And with the application of the tool-based from Google OR Tools, the main results obtained were reductions of around 38% in the number of kilometers traveled daily and a reduction of 47% in the number of vehicles per day.-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/97285
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação_Plural_2014209775.pdf2.25 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

57
Visto em 17/abr/2024

Downloads

126
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons