Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97093
Title: Análise de Critérios para a Avaliação de Vulnerabilidades de Barragens
Authors: Marques, Diana Filipa Carvalho
Orientador: Coelho, Paulo
Issue Date: Jul-2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As barragens são estruturas milenares que têm vindo a acompanhar a evolução humana e a evolução dos tempos. As funcionalidades destas infraestruturas têm vindo a sofrer alterações ao longo dos anos, sofrendo atualizações e cumprindo novos objetivos. Como são infraestruturas de grandes dimensões, e como acumulam grandes volumes de água no seu reservatório, quando ocorre um acidente ao seu nível as consequências podem ser catastróficas. Então, com intuito de ajudar a minimizar essas consequências, nesta dissertação serão determinados critérios de avaliação de vulnerabilidades de barragens para limitar o estudo em questão, facilitando a determinação do tempo e dos custos de reconstrução. A análise de critérios para a avaliação de vulnerabilidades de barragens segue uma metodologia, o AllTraIn. Esta metodologia foi desenvolvida para servir de guia para uma abordagem de todos os perigos inerentes às infraestruturas viárias, conferindo a capacidade de identificação das ameaças e das infraestruturas ameaçadas aos operadores e aos donos da infraestrutura. Portanto, tendo isso em conta, as linhas gerais desta dissertação serão as mesmas mas adaptando essa metodologia às barragens. A análise supracitada segue um fluxograma dividido em três secções: os perigos, os ativos e as partes interessadas. No entanto, na secção das partes interessadas, iriam ser estudadas as consequências globais, mas como apenas interessa identificar quais as partes interessadas não se irá fazer um estudo detalhado destas consequências, terminando na secção dos ativos ao nível das consequências locais. Relativamente à secção dos perigos, esta pode ser subdividida em duas subsecções, em eventos iniciais, que consiste na determinação de perigos de nível superior que podem comprometer a segurança e a operacionalidade das barragens tanto a jusante como a montante das mesmas, e nos fenómenos locais, que identificam quais os perigos de menor intensidade que evoluem ao nível dos ativos. Após a identificação dos fenómenos locais resultantes dos eventos iniciais será necessário compreender o que são ativos e identificá-los de acordo com as infraestruturas em questão. A secção dos ativos também será dividida em duas secções, em impactos e em consequências locais (referidas anteriormente). Será de extrema importância determinar os impactos ao nível dos ativos porque, conhecendo todas as características dos impactos resultantes dos fenómenos locais e todas as características das infraestruturas, a tarefa de determinação das consequências locais fica simplificada. Após as considerações e os pressupostos supracitados, conclui-se explicando como os fatores de vulnerabilidade e as características dos impactos são aplicados nas matrizes definidas no AllTraIn, mas adaptadas às barragens, para determinação das vulnerabilidades em termos de tempos e custos de reconstrução.
Dams are ancient structures that have accompanied human evolution and the evolution of time. The features of these infrastructures have been changing over the years, undergoing an update and fulfilling new goals. As structures of large dimensions, and as it gathers great volumes of water, when accidents occur, the consequences can be catastrophic. So, in order to help minimize them, on this thesis, will be analysed criteria for assessing the vulnerability of dams facilitating the determination of time and reconstruction costs of dams. The analyses for evaluating a dam’s vulnerability follows a methodology, AllTraIn, and this has been developed taking into account the roads infrastructures, but, as the purpose of this work is the same, the process to be developed will be almost identical but adapted to dams. The analysis proposed on this work follows a flowchart divided into three sections: the dangers, the assets and stakeholders. However, the section of stakeholders despite being important will be not studied in detail. Regarding the dangers section, it can be subdivided into two sub-sections: early events, consisting on the determination of top-level hazards that can compromise the safety and operation of dams both downstream and upstream, and local events, which identifies which lower intensity dangers that evolve in terms of assets. After identifying the locations resulting from the initial events phenomena, it will be necessary to understand what assets are and identify them in accordance with the infrastructure in question. The section of the assets will also be divided into two sections: impacts and local consequences. It will be extremely important to determine the impact regarding the assets because knowing all the features of the impact of local phenomena and all the characteristics of the infrastructure will simplify the task of determining the local consequences. After the above considerations and assumptions, it is clear explaining how vulnerability factors and characteristics of the impacts are applied to the matrix defined in AllTraIn, but adapted to the dams, to determine the vulnerabilities in terms of time and costs reconstruction.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/97093
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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