Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96698
Título: Relatório final de estágio pedagógico - “A apresentação da aula e das atividades em EF na percepção dos alunos no ensino secundário”
Outros títulos: FINAL PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT - "THE PRESENTATION OF THE CLASS AND ACTIVITIES IN PE IN THE PERCEPTION OF STUDENTS IN SECONDARY EDUCATION"
Autor: Saraiva, Vasco Nuno de Barros Gonçalves
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Palavras-chave: Educação Física; Atividades; Aula; Covid-19; Physical Education (PE); Activities; Class; Covid-19
Data: 2-Dez-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO - “A APRESENTAÇÃO DA AULA E DAS ATIVIDADES EM EF NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO SECUNDÁRIO”
Local de edição ou do evento: ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE
Resumo: O presente documento, denominado de relatório de estágio, insere-se no 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre de Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Universidade de Coimbra e pretende explicitar criticamente toda a prática de ensino supervisionada, encontrando-se estruturada em 3 diferentes áreas: a organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade e, por último, a investigação e desenvolvimento profissional.A área de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem delimita a intervenção pedagógica na sua conceção, planeamento, realização e avaliação, refletindo e mencionando sobre os níveis de aprendizagens verificados, as dificuldades constatadas e as estratégias desenvolvidas para as superar. A área de participação na escola e a relação com a comunidade refere todas as atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio, indicando os seus objetivos, o contexto de realização, as estratégias de desenvolvimento e a avaliação do evento. Por fim, a área de investigação e desenvolvimento profissional transmite o estudo pedagógico realizado na escola. O nosso estudo pretende compreender “a apresentação da aula e das atividades em EF na perceção dos alunos no ensino secundário. Em segundo plano, desenvolvemos um estudo relacionado com a EF no contexto da Covid-19: 2020/2021.Onde pretendemos aferir que influências têm sofrido as aulas de EF, nestes tempos de pandemia global, que veio mudar muitas coisas nos nossos hábitos.
This document, known as internship report, is part of the 2nd cycle of studies leading to the degree of Master of Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Coimbra and aims to critically explain all supervised teaching practice, finding it if structured in 3 different areas: the organization and management of the teaching and learning process, participation in the school and the relationship with the community and, finally, research and professional development.The area of organization and management of the teaching and learning process delimits the pedagogical intervention in its conception, planning, realization and evaluation, reflecting and mentioning the levels of learning verified, the difficulties found and the strategies developed to overcome them. The area of participation in the school and the relationship with the community refers to all the activities developed by the internship group, indicating its objectives, the context of the event, the development strategies and the evaluation of the event. Finally, the area of research and professional development transmits the pedagogical study carried out at the school. Our study mainly intends to understand “The presentation of PE classes and activities in the perception of students in secondary education”. In the background, we developed a study related to the PE discipline in the context of Covid-19: 2020/2021. Where we intend to assess what influences PE classes have suffered, in these times of global pandemic, which changed many things in our habits.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96698
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

130
Visto em 23/abr/2024

Downloads

180
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons