Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96641
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola Secundária Lima de Faria, Cantanhede, no ano letivo de 2019/2020. A perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores de educação física e dos respetivos alunos do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas Lima de Faria, Cantanhede: estudo comparativo entre géneros
Other Titles: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT LIMA DE FARIA SECONDARY SCHOOL, CANTANHEDE 2019-2020. THE PERCEPTION ON THE PEDAGOGICAL INTERVENTION OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS AND THEIR RESPECTIVE STUDENTS OF THE 3 rd CYCLE OF THE LIMA DE FARIA SCHOOL, CANTANHEDE: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN GENDERS
Authors: Ramalho, Rui Pedro Tinoco
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Perceção; Prática Pedagógica; Reflexão; Physical Education; Teacher Training; Perception; Pedagogical Practice; Reflexion
Issue Date: 27-Jul-2020
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA DE FARIA, CANTANHEDE, NO ANO LETIVO DE 2019/2020. A PERCEÇÃO SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DOS RESPETIVOS ALUNOS DO 3.º CICLO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LIMA DE FARIA, CANTANHEDE: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE GÉNEROS
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O relatório apresentado neste documento é representativo do processo de planificação e trabalho desenvolvido no Estágio Pedagógico no presente ano letivo de 2019/2020. Resulta, assim, da aplicação dos conhecimentos adquiridos durante os anos de formação académica ao contexto real de escola, procedendo-se, deste modo, à devida transição de aluno para docente. O Estágio Pedagógico representa a conclusão do Mestrado em Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e foi desenvolvido na Escola Secundária Lima de Faria, Cantanhede com a turma 8.º LF1. Como referido anteriormente, este relatório representa o processo desenvolvido na Estágio Pedagógico, englobando as decisões tomadas e as estratégias selecionadas, assim como o planeamento, tarefas realizadas, reflexões e avaliações das mesmas, de forma a privilegiar o processo de aprendizagem dos alunos e a melhorar os meus conhecimentos e competências enquanto futuro profissional. O presente documento apresenta três capítulos. O primeiro diz respeito à caracterização do contexto da prática pedagógica. Já o segundo está organizado e dividido em quatro áreas – atividade de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas, e atitude ético-profissional. Por último, o terceiro capítulo é relativo a um estudo de investigação desenvolvido ao longo do ano letivo, no qual se procurou investigar a intervenção pedagógica do docente de Educação Física com base na perceção de professores e respetivos alunos.
The report presented in this document is representative of the entire process and work developed in the Teacher Training in the current academic year 2019/2020, carried out through the application of the knowledge acquired during the years of academic training in a real context and therefore proceeding with the proper transition from student to teacher. The Teacher Training represents a stage of completion of the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Elementary and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, and was developed in the Lima de Faria Secondary School, Cantanhede, with the class 8.º LF1.As previously mentioned, this report represents the entire process developed at the Teacher Training, which includes the decisions made and selected strategies, as well as the planning, tasks performed, reflections and evaluations of them in order to privilege the students' learning process and improve my own knowledge and skills as a professional future.This document contains three chapters. The first chapter concerns the characterization of the context of pedagogical practice. The second is organized and divided into four areas - teaching-learning activity, school organization and management activities, educational projects and partnerships, and ethical-professional attitude. Finally, the third chapter is related to a research study developed over the academic year that sought to investigate the pedagogical intervention of the physical education teacher based on the perception of teachers and their students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96641
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1920_Rui_Ramalho.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

72
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

70
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons