Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96622
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Dra. Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8º E, no ano letivo 2019/2020. Efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 8ºano.
Other Titles: PEDAGOGICAL STAGE REPORT DEVELOPED AT ESCOLA BÁSICA 2º E 3º CICLOS DRA. MARIA ALICE GOUVEIA, WITH CLASS E, IN 8TH GRADE, DURING THE SCHOOL YEAR OF 2019-2020. EFFECT OF THE APPLICATION OF FUNCTIONAL TRAINING CIRCUITS ON THE PHYSICAL FITNESS OF STUDENTS.
Authors: Pereira, Mariana Couceiro Vaz
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Reflexão e Tomada de decisão; Aptidão Física; Pedagodical Internship; Physical Education; Pedagogical Intervention.; Reflexion and Decision-making; Physical Fitness
Issue Date: 24-Jul-2020
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2º E 3º CICLOS DRA. MARIA ALICE GOUVEIA, JUNTO DA TURMA, DO 8º E, NO ANO LETIVO 2019/2020. EFEITO DA APLICAÇÃO DE CIRCUITOS DE TREINO FUNCIONAL NA APTIDÃO FÍSICA DOS ALUNOS DO 8ºANO.
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio pretende descreve, representa e analisa os conhecimentos e competências pedagógicas adquiridas e a aplicação das aprendizagens desenvolvidas junto da turma E, do 8º ano de escolaridade, da Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia, no ano letivo 2019/2020. Este documento é constituído por três capítulos: o capítulo I é destinado à apresentação das expetativas inicias e à contextualização na qual se desenvolveu a prática, descrevendo, de forma detalhada, a caraterização do agrupamento, núcleo de estágio, grupo disciplinar, dos orientadores e da turma; o capítulo II é destinado à análise reflexiva da prática nas diferentes áreas de intervenção (Área 1- Atividades de Ensino-Aprendizagem; Área 2- Atividades de Organização e Gestão Escolar; Área 3- Projeto e Parcerias Educativas e Área 4- Atitude Ético-Profissional) e respetivos domínios (Área 1- Planeamento; Realização e Avaliação); o capítulo III é destinado à apresentação do aprofundamento do tema-problema, intitulado “Efeito da Aplicação de Circuitos de Treino Funcional na Aptidão Física dos Alunos do 8ºAno”. O estudo teve como objetivo averiguar o efeito da aplicação do treino funcional em circuito de forma regular na aptidão física dos alunos do 8ºano de escolaridade. Os resultados obtidos revelaram que, através da aplicação do treino funcional de forma regular nas aulas de Educação Física, houve melhorias na aptidão física dos alunos.Palavras-chave: Estágio Pedagógico. Educação Física. Intervenção Pedagógica. Reflexão e Tomada de decisão. Aptidão Física.
This Internship Report aims to describe, represent and analyse the acquired pedagogical knowledge and competence and the application of the learning developed with class E, in 8th grade, from Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia, during the school year of 2019-2020. This document is divided into three chapters: chapter I is intended for the presentation of the initial expectations and the context in which the practical part was developed, thereby describing in detail the characterisation of the grouping, the internship center, the disciplinary group, and the tutors and their class; chapter II is intended for the reflective analysis of the diverse areas of intervention (Area 1-Teaching-Learning Activities; Area 2- Scholl Organization and Management Activities; Area 3- Project and Educational Partnerships and Area 4- Ethical-Professional Attitude) and its domains (Area 1- Planning; Realization and Evaluation); chapter III is intended for the presentation of the in-depth topic/issue entitled “Application Effects of Functional Training Circuits on the Physical Fitness of 8th Grade Students”.The purpose of this study was to ascertain the application effects of functional training circuits, carried out on a regular basis, on the physical fitness of 8th grade students. The obtained results revealed an improvement in the physical fitness of the students due to functional training circuits carried out on a regular basis during Physical Education classes.Keywords: Pedagodical Internship. Physical Education. Pedagogical Intervention. Reflexion and Decision-making. Physical Fitness.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96622
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório1920_Mariana Pereira.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

82
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

59
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons