Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96538
Title: Bullying And Depressive Symptomatology Among Teenagers: The Mediating Role of Self-Compassion
Other Titles: O Bullying e a Sintomatologia Depressiva em Adolescentes: O Efeito Mediador da Autocompaixão
Authors: Marques, Ana Luísa Mendes
Orientador: Matos, Ana Paula Soares
Keywords: autocompaixão; sintomatologia depressiva; depressão; bullying; adolescentes; self-compassion; depressive symptomatology; depression; bullying; teenagers
Issue Date: 28-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Bullying And Depressive Symptomatology Among Teenagers: The Mediating Role of Self-Compassion
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A maioria dos estudos realizados em adolescentes apontam para uma elevada prevalência de problemas associados à saúde mental, em particular a depressão. Experiências de violência com os pares têm sido indicadas como fator de risco para o desenvolvimento de sintomatologia depressiva. Por conseguinte, é de extremo interesse compreender a ação de mecanismos como a auto-compaixão, no sentido de prevenir e tratar a sintomatologia nos mais jovens, reduzindo os efeitos negativos de experiências como o bullying. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito mediador da autocompaixão na relação entre o bullying e a sintomatologia depressiva. A amostra é constituída por 421 adolescentes, com idades entre os 13 e os 17 anos. Foram aplicadas medidas de autorresposta para avaliar a sintomatologia depressiva (CDI), o bullying (dimensão de bullying da KIDSCREEN-52) e a autocompaixão (SCS-Y). Para a relação entre bullying e sintomas depressivos através da autocompaixão, foram encontrados dois modelos de mediação significativos, um para a pontuação total e um para as dimensões de autocompaixão. Os resultados obtidos reforçam a importância de incluir uma componente de terapia de autocompaixão em programas de prevenção e intervenção projetados para ajudar os adolescentes a lidar com experiências de bullying, reduzindo o risco de desenvolver sintomas depressivos. A maioria dos estudos realizados em adolescentes apontam para uma elevada prevalência de problemas associados à saúde mental, em particular a depressão. Experiências de violência com os pares têm sido indicadas como fator de risco para o desenvolvimento de sintomatologia depressiva. Por conseguinte, é de extremo interesse compreender a ação de mecanismos como a auto-compaixão, no sentido de prevenir e tratar a sintomatologia nos mais jovens, reduzindo os efeitos negativos de experiências como o bullying. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito mediador da autocompaixão na relação entre o bullying e a sintomatologia depressiva. A amostra é constituída por 421 adolescentes, com idades entre os 13 e os 17 anos. Foram aplicadas medidas de autorresposta para avaliar a sintomatologia depressiva (CDI), o bullying (dimensão de bullying da KIDSCREEN-52) e a autocompaixão (SCS-Y). Para a relação entre bullying e sintomas depressivos através da autocompaixão, foram encontrados dois modelos de mediação significativos, um para a pontuação total e um para as dimensões de autocompaixão. Os resultados obtidos reforçam a importância de incluir uma componente de terapia de autocompaixão em programas de prevenção e intervenção projetados para ajudar os adolescentes a lidar com experiências de bullying, reduzindo o risco de desenvolver sintomas depressivos.
The majority of studies carried out in young people trace back to a high prevalence of problems associated with mental health, particularly depression. Experiences of violence with peers have been indicated as a risk factor for the development of depressive symptoms. Therefore, it is of great interest to comprehend the role of mechanisms such as self-compassion for preventing and treating depressive symptoms in younger people, reducing the negative effects of experiences like bullying.This study intended to analyze the mediating effect of self-compassion on the relationship between bullying and depressive symptoms. The sample consists of 421 adolescents, aged between 13 and 17 years. Self-report measures were applied to assess depressive symptomatology (CDI), bullying (the bullying dimension of KIDSCREEN-52) and self-compassion (SCS-Y). For the relationship between bullying and depressive symptoms via self-compassion, two significant mediation models were discovered, one for the total score and one for self-compassion dimensions. Research findings obtained suggest the importance of including a self-compassion therapy component in prevention and intervention programs designed to help adolescents to cope with bullying experiences, reducing the risk of developing depressive symptoms.The majority of studies carried out in young people trace back to a high prevalence of problems associated with mental health, particularly depression. Experiences of violence with peers have been indicated as a risk factor for the development of depressive symptoms. Therefore, it is of great interest to comprehend the role of mechanisms such as self-compassion for preventing and treating depressive symptoms in younger people, reducing the negative effects of experiences like bullying.This study intended to analyze the mediating effect of self-compassion on the relationship between bullying and depressive symptoms. The sample consists of 421 adolescents, aged between 13 and 17 years. Self-report measures were applied to assess depressive symptomatology (CDI), bullying (the bullying dimension of KIDSCREEN-52) and self-compassion (SCS-Y). For the relationship between bullying and depressive symptoms via self-compassion, two significant mediation models were discovered, one for the total score and one for self-compassion dimensions. Research findings obtained suggest the importance of including a self-compassion therapy component in prevention and intervention programs designed to help adolescents to cope with bullying experiences, reducing the risk of developing depressive symptoms.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/96538
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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