Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96533
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dc.contributor.advisorBarreira, Carlos Manuel Folgado-
dc.contributor.authorGirão, António Manuel de Sousa-
dc.date.accessioned2021-11-23T23:01:29Z-
dc.date.available2021-11-23T23:01:29Z-
dc.date.issued2021-09-09-
dc.date.submitted2021-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96533-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractThe work addresses the External Evaluation of Schools (EES), in its three evaluation cycles, avery current issue in clusters, which has posed challenges to both schools and the evaluatorsthemselves since from cycle to cycle the reference framework, the rating scale, and the evaluationteams have been changed.In this study, we intend to find out the level of satisfaction and the overall effects of the AEEfrom the perspective of teachers and leaders, both middle and top. To this end, we used aquestionnaire survey with teachers, a focus group with coordinators, and an interview surveywith the principal of the school that was selected for the research. The instruments used wereadapted from the research project Mechanisms of Change in Schools and Inspection in a studyon the 3rd cycle of External Evaluation of Non-Higher Education Schools in Portugal (MAEE)- PTDC/CEDG-EDG/30410/2017.Thus, we were able to conclude that the level of satisfaction with the AEE depends on the positionheld, being higher for the directors and coordinators than for the teachers. Regarding the overalleffects of the AEE, these are essentially moderate in all domains (self-assessment, educationalservice provision, and results), except in leadership and management where the effects reach ahigh level.........................................................................................................................................................................................................................................................................................eng
dc.description.abstractO trabalho aborda a Avaliação Externa das Escolas (AEE), nos seus três Ciclos Avaliativos, umtema bastante atual nos agrupamentos, que tem colocado simultaneamente desafios às escolas eaos próprios avaliadores, uma vez que de ciclo para ciclo tem sido alterado o quadro dereferência, a escala de classificação e as equipas de avaliação.Neste estudo, pretende-se conhecer o nível de satisfação com a AEE e os efeitos globais por elacausados na perspetiva dos professores e das lideranças, quer intermédias, quer de topo. Para issorecorremos ao inquérito por questionário aos professores, ao focus group com os coordenadorese ao inquérito por entrevista à diretora do Agrupamento que foi selecionado para a investigação.Os instrumentos utilizados foram adaptados do projeto de Investigação Mecanismos de Mudançanas Escolas e na Inspeção num estudo sobre 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas do Ensinonão Superior, em Portugal (MAEE) - PTDC/CED-EDG/30410/2017.Assim, pudemos concluir que o nível de satisfação com a AEE depende do cargo desempenhado,sendo maior por parte da direção e dos coordenadores do que com os professores. Relativamenteaos efeitos globais da AEE, estes são essencialmente moderados em todos os domínios (autoavaliação, prestação do serviço educativo e resultados), exceto na liderança e gestão ondeos efeitos atingem o nível elevado.....................................................................................................................................................................................................................................................por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectExternal Evaluation of Schoolseng
dc.subjectLevel of Satisfactioneng
dc.subjectOverall Effectseng
dc.subjectAvaliação Externa de Escolaspor
dc.subjectNível de satisfaçãopor
dc.subjectEfeitos globaispor
dc.titleReflexão sobre o nível de satisfação e efeitos na perspetiva dos professores e das lideranças – estudo de casopor
dc.title.alternativeREFLECTION ON THE LEVEL OF SATISFACTION AND EFFECTS FROM THE PERSPECTIVE OF TEACHERS AND LEADERSHIPS - CASE STUDYeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFPCE - UC-
degois.publication.titleREFLEXÃO SOBRE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO E EFEITOS NA PERSPETIVA DOS PROFESSORES E DAS LIDERANÇAS – ESTUDO DE CASOpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202793435-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGirão, António Manuel de Sousa::0000-0002-9091-6316-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriRebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz-
uc.degree.elementojuriReis, Carlos Francisco de Sousa-
uc.degree.elementojuriBarreira, Carlos Manuel Folgado-
uc.contributor.advisorBarreira, Carlos Manuel Folgado-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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