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Title: Contributos da Personalidade e dos Motivos para a Prática do Exercício Físico no Bem-estar Psicológico
Other Titles: Contributions of Personality and Motives for the Practice of Physical Exercise in Psychological Well-being
Authors: Félix, Débora Silva
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Personalidade; Motivos para a Prática do Exercício Físico; Bem-estar Psicológico; Alunos do ensino superior; Personality; Motives for Physical Exercise Practice; Psychological Well-Being; Higher Education Students
Issue Date: 22-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Contributos da Personalidade e dos Motivos para a Prática do Exercício Físico no Bem-estar Psicológico
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O objetivo do presente estudo foi investigar o contributo da personalidade e dos motivos para a prática do exercício físico no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior. Mais especificamente, avaliar o quanto os motivos para a prática do exercício físico predizem a variância do bem-estar psicológico (satisfação com a vida, afetividade positiva e afetividade negativa) controlando os efeitos das dimensões da personalidade. Participaram nesta investigação 197 estudantes do ensino superior (80.2% do sexo feminino, 18.3% do sexo masculino e 1.5% que não indicaram o género). Os instrumentos utilizados foram a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS), a Escala de Afetividade Positiva e Afetividade Negativa (PANAS) – versão reduzida, a Motives for Physical Activities Measure – Revised (MPAM-R) – traduzida e o Big Five Inventory (BFI). Os resultados mostraram que a personalidade é o preditor mais evidente do bem-estar psicológico. Porém, verificaram-se, igualmente, correlações significativas entre os motivos para a prática do exercício físico e o bem-estar psicológico. Estes dados revelam a importância do estudo do impacto da atividade física no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior e destacam a necessidade de se investir no desenvolvimento de mais estudos, com amostras maiores e mais abrangentes, que contribuam para uma melhor compreensão das relações entre personalidade, motivação para a prática do exercício físico e bem-estar psicológico, com implicações práticas.
The aim of the present study was to investigate the contribution of personality and motives for the practice of physical exercise in the psychological well-being of higher education students. More specifically, to assess to what extent the reasons for the practice of physical exercise predict the variance of psychological well-being (life satisfaction, positive affectivity and negative affectivity) controlling the effects of personality dimensions. 197 higher education students participated in this investigation (80.2% female, 18.3% male and 1.5% who did not indicate their gender). The instruments used were the Satisfaction with Life Scale (SWLS), the Positive Affection and Negative Affection Scale (PANAS) – reduced version, the Motives for Physical Activities Measure – Revised (MPAM-R) – translated and the Big Five Inventory (BFI). The results showed that personality is the most evident predictor of psychological well-being. However, there were also significant correlations between the reasons for the practice of physical exercise and psychological well-being. These data reveal the importance of studying the impact of physical activity on the psychological well-being of higher education students and highlight the need to invest in the development of more studies, with larger and more comprehensive samples, which contribute to a better understanding of the relationships between personality, motivation to practice physical exercise and psychological well-being, with practical implications.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/96520
Rights: openAccess
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