Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96508
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dc.contributor.advisorFigueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro-
dc.contributor.authorTato, Ana Mafalda Pereira-
dc.date.accessioned2021-11-23T23:01:11Z-
dc.date.available2021-11-23T23:01:11Z-
dc.date.issued2021-09-13-
dc.date.submitted2021-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96508-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractNa relação fraterna em que um dos indivíduos está diagnosticado com Perturbação do Espectro do Autismo, os estudos que a abordam são escassos, caracterizando a relação de forma negativa, e muitas vezes apenas qualitativos (Galvão & Leonardo, 2016). A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma perturbação neurodesenvolvimental que se caracteriza por défices na interação social e comunicação, comportamentos e interesses restritos e repetitivos. Nesta dissertação de mestrado é proposta a apresentação de um programa que visa dinamizar a interação fraterna, em que um dos indivíduos está diagnosticado com PEA. Um programa que integre o conhecimento teórico a nível da PEA e a nível dos sistemas fraternos com esta condição, com uma componente prática. Este programa pretende conhecer melhor os irmãos com desenvolvimento neurotípico, através de um questionário e propõem-se dinamizar a relação através de atividades indicadas. A componente prática concretiza-se pelo fornecimento de atividades aos participantes, com atividades que visam informar e fornecer táticas de interação entre os irmãos.Para a realização deste estudo, procedeu-se à recolha de informação acerca da PEA e reuniram-se as atividades consideradas mais indicadas para trabalhar as várias teorias que explicam o autismo. Esses dados foram obtidos por um levantamento bibliográfico realizado online, junto ao Scientific Eletronic Library Online (Scielo), B-on e Google Académico. As atividades foram eleitas mediante a sua disponibilidade na maioria dos núcleos familiares e locais comunitários. Parece que se pode concluir que os irmãos de indivíduos com autismo precisam de suporte especializado que valide os seus sentimentos e ampliando, deste modo, a sua rede de apoio. Este programa visa, exatamente, fornecer um local de apoio, em grupo, para que a relação entre a fratria seja o mais harmónica possível.por
dc.description.abstractThe studies about phratries in which one of the siblings has a diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD) are scarce, and sometimes only qualitative (Galvão & Leonardo, 2016). ASD is a neurodevelopmental disorder characterized by restricted and repetitive behaviours and interests and by deficits in social interaction and communication. This study proposes the presentation of a program that aims to streamline fraternal interaction, in which one of the individuals is diagnosed with ASD. This program attempts to learn more about siblings with neurotypical development, through a questionnaire, and to provide activities to increase fraternal interactions. It is a program that integrates theoretical knowledge about ASD and about fraternal systems with this condition, with a practical component. The practical component is materialized by providing activities, to the participants, that aim to inform and provide interaction tactics between siblings.In order to carry out this study, information was collected about ASD and the most suitable activities to work on the various explanatory theories of autism. Using online bibliographic sites like Scientific Electronic Library Online (Scielo), B-on, and Google Scholar, we obtained the necessary data. Regarding the activities, they were selected considering their availability in common households and community spaces.It may be concluded that the neurotypical siblings of individuals with ASD need specialized support that validates their feelings and expanding, in this way, their support network.This program aims, specifically, to provide a place of support, in a group format, so that the relationship between the phratry is as harmonious as possible.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAutismopor
dc.subjectRelações familiarespor
dc.subjectFratriaspor
dc.subjectPerturbação do Espectro do Autismopor
dc.subjectAutismeng
dc.subjectFamily relationshipseng
dc.subjectPhratryeng
dc.subjectAutism Spectrum Disordereng
dc.titleFratrias com perturbação do espectro do autismo: como potencializar a relação.por
dc.title.alternativePhratries with autism spectrum disorder: how to enhance the relationship.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFPCE-UC-
degois.publication.titleFratrias com perturbação do espectro do autismo: como potencializar a relação.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202793389-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorTato, Ana Mafalda Pereira::0000-0003-3520-2350-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriFerro, Maria Jorge Santos Almeida Rama-
uc.degree.elementojuriFigueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro-
uc.degree.elementojuriRibeiro, Célia dos Prazeres-
uc.contributor.advisorFigueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro::0000-0001-5998-3046-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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