Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96506
Title: O/A Educador/a Social na creche: A promoção do desenvolvimento das crianças e do envolvimento parental.
Other Titles: The Social Educator in the nursery: Promoting children´s development and parental involvement.
Authors: Duarte, Inês Micaela Silva
Orientador: Maia, Catarina
Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Keywords: Creche; Desenvolvimento das Crianças; Envolvimento Parental; Educador/a Social; Educação Social; Nursery; Children Development; Parental Involvement; Social Educator; Social Education
Issue Date: 13-Jul-2021
Serial title, monograph or event: O/A Educador/a Social na creche: A promoção do desenvolvimento das crianças e do envolvimento parental.
Place of publication or event: Aveiro
Abstract: A creche é uma resposta socioeducativa que acolhe crianças dos quatro meses aos três anos. É um local que permite a inserção no mundo social e na cultura de uma sociedade, através da interação entre os/as profissionais e as famílias. O presente relatório tem o propósito de enquadrar, descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas no estágio curricular realizado no Centro de Educação de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, Este estágio está inserido no segundo ano do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A intervenção realizada contou com dois públicos-alvo: as crianças da sala das borboletas e os pais e as mães destas crianças. As atividades dinamizadas com as crianças procuraram responder a necessidades identificadas. Para os pais e para as mães foi criado e implementado o projeto “Baú das Ideias Incríveis”, com o objetivo de promover o envolvimento parental e refletir sobre conceitos e práticas relacionadas com a forma de educar uma criança, como o estabelecimento de limites, as regras, a gestão das birras, entre outras. Com este projeto, promoveu-se um maior envolvimento dos pais e das mães na educação das suas crianças e a continuidade do trabalho realizado com elas em contexto formal. Ademais, dada a situação pandémica vivida em que foi instaurado o recolhimento domiciliário obrigatório durante o estágio curricular, foi elaborado um guia “Covid-19 no Baú das Ideias Incríveis” que se mostrou uma ferramenta de consulta válida sobre medidas de proteção, importância da rotina e do cultivo de relação positiva com as crianças durante esta fase.Um/a profissional da área da Educação Social é pertinente neste contexto formal de creche, pelo seu nível de competência e de conhecimentos em diversas áreas como planificar, implementar e avaliar estratégias e metodologias que permitem contribuir para aperfeiçoar a forma de atuar com as crianças, não só a equipa educativa, mas também os pais e as mães.
The nursery is a socio-educational response that welcomes children from four months to three years old. It is a place that allows the insertion in the social world and in the culture of a society, through the interaction between professionals and families. This report aims to frame, describe and reflect upon the activities developed in the curricular internship in the Centro de Educação de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro. It´s inserted in the second year of the Master in Social Education, Development and Local Dynamics of the Faculty of Psychology and Sciences of Education of the University of Coimbra.The intervention carried out had two target audiences: the children from the sala das borboletas and the fathers and mothers of these children. The activities organized with the children aimed to give response to the identified needs. For the fathers and mothers of the children, the project “Baú das Ideias Incríveis” was created and implemented, with the goal of promoting parental involvement and reflecting on concepts and practices related to how to educate a child, such as defining boundaries, rules, tantrum management, among others. With this project, a greater involvement of fathers and mothers in the education of their children was promoted and constituted a follow-up of the work carried out with them in a formal context. Furthermore, given the pandemic situation where a mandatory domestic lockdown was introduced during the curricular internship, a guide “Covid-19 no Baú das Ideias Incríveis” was elaborated, which proved to be a valid consultation tool on protective measures, the importance of routine and maintaining a positive relationship with the child during this phase. A professional in the area of Social Education is relevant in the context, due to its level of skill and knowledge in diverse areas such as planning, implementing and evaluating strategies and methodologies that allow to contribute to perfect the way to act with children, not only by the education team but also by the mothers and fathers.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/96506
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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