Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96504
Título: Contributos da personalidade e da resiliência no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior
Outros títulos: CONTRIBUTIONS OF PERSONALITY AND RESILIENCE IN THE PSYCHOLOGICAL WELL-BEING OF HIGHER EDUCATION STUDENTS
Autor: Francisco, Marisa de Sousa
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Palavras-chave: Personalidade; Bem-estar; Resiliência; Estudantes do Ensino Superior; Personality; Well-being; Resilience; College students
Data: 22-Jul-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: CONTRIBUTOS DA PERSONALIDADE E DA RESILIÊNCIA NO BEM-ESTAR PSICOLÓGICO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar as relações entre a personalidade, a resiliência e o bem-estar psicológico de alunos do ensino superior, testando o valor preditivo que a resiliência possa acrescentar às dimensões da personalidade. A amostra é constituída por 197 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos (adultez emergente), de ambos os sexos (sendo 158 do sexo feminino e 36 do sexo masculino, tendo ainda 3 que não indicaram género), todos eles estudantes do ensino superior. Para avaliar as variáveis em estudo foram aplicados o Big Five Inventory (BFI), a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS), a Escala de Afetividade Positiva e Afetividade Negativa (PANAS) – versão reduzida, e a Escala Abreviada de Resiliência (BRS). Os resultados foram comparados em função do sexo e saída de casa dos pais, não se verificando, no entanto, diferenças estatisticamente significativas em nenhum dos dois. Foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre afetividade negativa e neuroticismo. A resiliência correlacionou-se com a extroversão. Satisfação com a vida apresentou correlações significativas com amabilidade, conscienciosidade e resiliência. E ainda, a afetividade positiva apresentou correlação significativa com a resiliência, com a satisfação com a vida e com todas as dimensões da personalidade, menos com o neuroticismo. Os resultados indicam que, efetivamente, a personalidade é um forte preditor de bem-estar, e que a capacidade de resiliência apresenta relações positivas significativas com a satisfação com a vida e afetividade positiva e relação negativa com a afetividade negativa.
The present study aims to investigate the relationships between the personality, resilience and psychological well-being of higher education students, testing the predictive value that resilience can add to personality dimensions.The sample consists of 197 participants, aged between 18 and 29 years (emerging adulthood), of both sexes (being 158 female and 36 male, with still 3 who did not indicate gender), all of them higher education students.The Big Five Inventory (BFI), the Life Satisfaction Scale (SWLS), the Positive Affectivity and Negative Affectivity Scale (PANAS) - reduced version, and the Brief Resilience Scale (BRS) were used to evaluate the variables under study.The results os the study were compared according to sex and the parents' departure from home, but there were no statistically significant differences in either. Statistically significant correlations were found between negative affectivity and neuroticism. Resilience correlated with extroversion. Satisfaction with life presented significant correlations with kindness, awareness and resilience. Moreover, positive affectivity showed significant correlation with resilience, satisfaction with life and with all dimensions of personality, except with neuroticism.The results indicate that, effectively, the personality is a strong predictor of well-being, and that the capacity of resilience presents significant positive relations with satisfaction with life and positive affectivity and negative relationship with negative affectivity.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/96504
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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