Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96477
Título: O Lugar da Intervenção Socioeducativa numa Instituição Particular de Solidariedade Social: âmbitos, contextos e estratégias de atuação
Outros títulos: The Place of Socio-educational Intervention in a Particular Institution of Social Solidarity: ambits, contexts and acting strategies
Autor: Gonçalves, Telma Cristina Dias
Orientador: Costa, Adelaide
Lima, Emília
Pinheiro, Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura
Palavras-chave: Violência Doméstica; Comportamentos Aditivos e Dependências; Intervenção Preventiva; Educação Social; Autonomização; Domestic Violence; Addictive Behaviors and Dependencies; Preventive Intervention; Social Education; Autonomy
Data: 28-Jul-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Lugar da Intervenção Socioeducativa numa Instituição Particular de Solidariedade Social: âmbitos, contextos e estratégias de atuação
Local de edição ou do evento: Centro Social e Paroquial da Vera Cruz (Aveiro)
Resumo: Uma Instituição Particular de Solidariedade Social é vital na comunidade, pois coloca em ação os deveres morais de assistência, proteção e justiça. Descrever a intervenção socioeducativa levada a cabo no Centro Social e Paroquial da Vera Cruz, em Aveiro, no âmbito do estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, é o objetivo deste relatório. Foram alvo de intervenção o Projeto Alternativas, um projeto de educação e promoção da saúde em contexto escolar com foco na prevenção dos comportamentos aditivos e dependências, e a Casa de Abrigo Vera Vida, uma instituição especializada na proteção e no apoio a mulheres vítimas de violência doméstica e seus/suas filhos/as. No Projeto Alternativas foram desenvolvidas atividades de sensibilização e informação comunitária, nas redes sociais, e educativa, em cinco estabelecimentos escolares, num total de sete turmas, abrangendo 160 crianças e jovens entre os 5 e os 19 anos. Na Casa de Abrigo apoiou-se a construção dos projetos de vida, mediante a capacitação para a elaboração do curriculum vitae e o acompanhamento a diferentes serviços e oportunidades de integração social. Foram dinamizadas seis atividades lúdico-pedagógicas – Oficina: Criatividade em Ação – para as crianças que vivem com as mães na Casa. Em resposta às necessidades da instituição, foram criados, implementados e avaliados dois projetos – Projeto Alternativas Online e Sebenta de Aprendizagem. O primeiro materializou-se num website que disponibilizou dois guias, cinco vídeos e outros recursos (para jovens, famílias, educadores/as) sobre o uso saudável dos ecrãs. A Sebenta de Aprendizagem foi um programa criado para ser aplicado na modalidade individual. Num único caso, ao longo de 19 sessões, desenvolveram-se competências de língua portuguesa, nos domínios da compreensão, produção oral, leitura, escrita e interação, o que contribuiu para o processo de autonomização da participante. A especificidade destas intervenções contribuiu para aumentar os meios e os recursos das respostas sociais referidas e para desenvolver competências essenciais à praxis profissional como Educadora Social – planeamento, gestão e avaliação de projetos, gestão de casos em acolhimento, apoio e acompanhamento individualizado e intervenção social direta na comunidade.
A Particular Institution of Social Solidarity is vital in a community, as it puts in action the moral duties of assistance, protection, and justice. The main goal of this paper is to describe the socio-educational interventions that took place in the Vera Cruz’s Parish Social Center, in Aveiro, during an internship required for the Master’s Degree in Social Education, Development and Local Dynamics by the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra. The targets of this intervention were Projeto Alternativas, a project with the aim of promoting education and health in a school context, and with a special focus on the prevention of addictive behaviors and dependencies, and Casa de Abrigo Vera Vida, an institution specialized in the protection and help of women who were victims of domestic violence, as well as their children. In Projeto Alternativas, activities for the raising of community awareness and information in social media were developed, as well as in an educational context, in five schools, a total of seven classes, and including 160 children and young people between the ages of 5 and 19. In Casa de Abrigo, the construction of life projects was endorsed, this according to the capability of elaboration of a curriculum vitae and the assistance to different services and opportunities for social integration. Six recreational-pedagogical activities were fostered –Workshop: Criatividade em Ação (Creativity in Action) – for the children who live with their mothers in the institution. In response to the needs of the institution, two projects were created, implemented, and evaluated – Projeto Alternativas Online and Sebenta de Aprendizagem. The first project resulted in a website that made available two guides, five videos, and other resources about the healthy usage of screens (for young people, families, and educators). Sebenta de Aprendizagem consists of a program created to be applied on an individual basis. In a single case, throughout 19 sessions, Portuguese skills were developed in the domains of comprehension, spoken production, reading, writing, and interaction, which contributed to the process of autonomy of the participant. The specificity of these interventions contributed to the increase of the means and resources of the referred social responses, as well as to develop essential skills to the professional praxis as a Social Educator – planning, management and evaluation of projects, management of foster cases, individual care and assistance, and direct social intervention in a community.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/96477
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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