Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96466
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dc.contributor.advisorSotero, Luciana Maria Lopes-
dc.contributor.authorBrasil, Diana Celina Pacheco-
dc.date.accessioned2021-11-23T23:00:28Z-
dc.date.available2021-11-23T23:00:28Z-
dc.date.issued2021-07-28-
dc.date.submitted2021-11-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/96466-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractEmbora alguns estudos mostrem que a terapia individual online é tão eficaz como a terapia individual presencial, não existe ainda evidência científica suficiente que permita corroborar este dado em relação à terapia familiar. Além disso, a perceção dos terapeutas é geralmente suspeita quanto à eficácia e adequação da terapia online no caso das terapias conjuntas. O presente estudo de caso tem como principal objetivo avaliar as expectativas dos clientes, a aliança e a mudança terapêutica numa terapia familiar online. Trata-se de um processo terapêutico, que integra uma família composta pelo par parental e pela filha adolescente e uma equipa terapêutica constituída por três mulheres (uma terapeuta sénior e duas estudantes em formação). O protocolo online de investigação incluiu um conjunto de instrumentos que foram administrados em diferentes momentos do processo terapêutico: antes da 1ª sessão foi aplicado um questionário sociodemográfico, a Escala de Expectativas para a Terapia Familiar (EEFT) e o Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15) e após as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª sessões foram administrados o System for Observing Family Therapy Alliances- self-report (SOFTA-sR), e o Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15). Os resultados obtidos foram, na sua maioria, valores acima da média, reportando os clientes: (1) níveis elevados de expectativas em relação ao processo terapêutico (entre 7 e 14, numa escala de 0 a 15) (2) valores indicadores de uma boa aliança terapêutica (entre 35 e 54, numa escala de 0 a 60) e (3) uma perceção da utilidade das quatro sessões online quase sempre elevada (de 4 a 9, numa escala de 0 a 10). No que diz respeito à mudança terapêutica, avaliada através de alterações no funcionamento familiar, foram registadas apenas ligeiras mudanças ao longo das primeiras quatro sessões do processo terapêutico online. No caso analisado os resultados obtidos apontam para a viabilidade da terapia online com famílias e revelam algumas similitudes com os processos terapêuticos presenciais, resultando assim deste estudo diretrizes importantes a ter em conta na prática online de terapia familiar.por
dc.description.abstractAlthough some studies show that individual online therapy is as effective as face-to-face individual therapy, there is insufficient scientific evidence to support this finding for family therapy. Moreover, therapists' perceptions are generally suspect about the effectiveness and appropriateness of online therapy in the case of group therapy. The main aim of the present case study is to assess client expectations, alliance, and therapeutic change in online family therapy. This therapeutic process integrates a family consisting of the parental couple and their teenage daughter and a therapy team composed of three women (one senior therapist and two students-in-training). The online research protocol included a set of instruments that were administered at different moments of the therapeutic process: before the 1st session, a sociodemographic questionnaire, the Expectations Scale for Family Therapy (EEFT), and the Systemic Routine Assessment of Clinical Outcomes (SCORE-15) were applied, and after the 1st, 2nd, 3rd and 4th sessions, the System for Observing Family Therapy Alliances - Self-Report (SOFTA-sR), and the Systemic Routine Assessment of Clinical Outcomes (SCORE-15) were administered. Outcomes mainly were above average, with clients reporting: (1) high levels of expectations regarding the therapeutic process (between 7 and 14, on a scale of 0 to 15) (2) values indicating a good therapeutic alliance (between 35 and 54, on a scale of 0 to 60) and (3) a perception of the usefulness of the four online sessions almost always high (from 4 to 9, on a scale of 0 to 10). Regarding therapeutic change, assessed through changes in family functioning, only slight changes were registered in the first four sessions of the online therapeutic process. In the case under analysis, the results obtained point to the viability of online therapy with families and reveal some similarities with face-to-face therapeutic processes, which are essential guidelines to be taken into account in the practice of online family therapy.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectestudo de casopor
dc.subjectterapia familiar onlinepor
dc.subjectexpectativas dos clientespor
dc.subjectaliança terapêuticapor
dc.subjectmudança terapêuticapor
dc.subjectcase studyeng
dc.subjectonline family therapyeng
dc.subjectclient expectationseng
dc.subjecttherapeutic allianceeng
dc.subjecttherapeutic changeeng
dc.titleA case study of online family therapy: How do clients’ expectations, therapeutic alliance, and therapeutic change interact?eng
dc.title.alternativeEstudo de caso de uma terapia familiar online: Como interagem as expectativas dos clientes, aliança terapêutica e mudança terapêutica?por
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA case study of online family therapy: How do clients’ expectations, therapeutic alliance, and therapeutic change interact?eng
dc.date.embargoEndDate2022-07-28-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2022-07-28*
dc.identifier.tid202793583-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBrasil, Diana Celina Pacheco::0000-0002-6206-1242-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo365-
uc.degree.presidentejuriSilva, Madalena Moutinho Alarcão-
uc.degree.elementojuriPortugal, Alda Patrícia Marques-
uc.degree.elementojuriSotero, Luciana Maria Lopes-
uc.contributor.advisorSotero, Luciana Maria Lopes-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextembargo_20220728-
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