Title: Dimensões da Indecisão da Carreira : Investigação com Adolescentes
Authors: Silva, José Manuel Tomás da 
Keywords: Orientação Vocacional
Issue Date: 1997
Citation: SILVA, José Manuel Tomás da - Dimensões da Indecisão da Carreira : Investigação com Adolescentes. Coimbra : [s.n.], 1997. 425p.
Abstract: A indecisão da carreira é um tópico da Psicologia Vocacional que tem recebido um destaque especial nas agendas dos investigadores e profissionais interessados em explicar e intervir no comportamento vocacional. As revisões da literatura revelam-nos que a problemática da indecisão é altamente multifacetada e complexa podendo o seu estudo, por isso mesmo, incidir em domínios bastante diversos e especializados. Com a presente tese procurámos contribuir para o esclarecimento da estrutura latente do constructo da indecisão da carreira junto de adolescentes confrontados com a tarefa de desenvolvimento da escolha inicial da carreira. Especificamente, procuramos atingir dois objectivos distintos embora claramente interligados: (1) adaptar para a população Portuguesa um conjunto de procedimentos de medida (escalas de avaliação de auto-relato) representativas do domínio e, (2) formular e, posteriormente, testar a validade de um modelo hierárquico e multifacetado do constructo da indecisão da carreira. No âmbito do projecto de investigação foram conduzidos vários estudos empíricos recorrendo a amostras não-probabilísticas de estudantes do nono ano de escolaridade (N total de 2518 adolescentes). Os resultados obtidos, baseados em duas Análises Factoriais Confirmatórias (AFC) realizadas (CFI's de 0.904 e 0.982 correspondentes, respectivamente, ao estudo preliminar e de replicação), permitem-nos concluir que, do ponto de vista estrutural, o constructo da indecisão da carreira pode ser adequadamente representado por três dimensões obl'quas que avaliam, respectivamente o grau percebido de certeza/confiança na decisão, dificuldades de ordem afectivo-motivacionais (e.g., medo de fazer compromissos, ansiedade decisional) e défices cognitivo-informacionais (e.g., falta de informação sobre os currícula). No final discutem-se, ainda, algumas implicações teórico-práticas, para a consulta vocacional, que decorrem dos resultados alcançados, nomeadamente, no que respeita à avaliação e implementação de estratégias diferenciais de intervenção junto do estudante indeciso.
URI: http://hdl.handle.net/10316/963
Rights: embargoedAccess
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