Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96037
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dc.contributor.advisorCardoso, Jorge Carlos dos Santos-
dc.contributor.authorTaipina, Daniel Rocha-
dc.date.accessioned2021-10-25T22:01:32Z-
dc.date.available2021-10-25T22:01:32Z-
dc.date.issued2021-09-16-
dc.date.submitted2021-10-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/96037-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA fotografia estereoscópica foi uma das principais formas de comunicação visual na segunda metade do século XIX, deixando ainda hoje um importante impacto na nossa cultura visual (Christie, 2018). Esta tecnologia, que ainda hoje existe através de pequenos grupos de entusiastas e coleccionadores, adaptou-se ao longo do tempo e partilha o seu espaço no universo tridimensional com a mais recente realidade virtual. Praticamente ao mesmo tempo que o aparecimento e a propagação da fotografia estereoscópica, em Coimbra, o Mosteiro de Santa Cruz é entregue ao Estado através da extinção de todas as ordens religiosas do país, sendo reutilizado para outras infra-estruturas. Hoje em dia, a fim de restaurar espacialmente este Mosteiro, a equipa do projecto CES de Santa Cruz modelou o espaço de forma super realista, tal como o era em 1834. Querendo expor o seu trabalho ao público tendo em conta a janela temporal destes eventos, fomos desafiados a criar um visor estereoscópico que estivesse à altura da tecnologia da Realidade Virtual de hoje, mas que conseguisse conter nela a experiência original da fotografia estereoscópica do século XIX. A fim de responder a este desafio, propomos a prototipagem de um dispositivo e software estereoscópico que repense e reinterprete a experiência original de visualização de uma fotografia estereoscópica. Nesta dissertação, descrevemos a criação e desenvolvimento de Spectare, um estereoscópio inspirado no final do século XIX, capaz de proporcionar Realidade Virtual e a sua utilização em cooperação com o trabalho realizado pelo Projecto Santa Cruz CES.por
dc.description.abstractStereoscopic photography was one of the main forms of visual communication in the second half of the 19th century, leaving even today an important impact on our visual culture(Christie, 2018). This technology, which still exists today through small groups of enthusiasts and collectors, has adapted over time and shares its space in the tridimensional universe with the latest virtual reality. Virtually at the same time as the appearance and propagation of stereoscopic photography, in Coimbra, the Santa Cruz Monastery is handed over to the State through the extinction of all religious orders in the country, being reused for other infrastructures. Nowadays, in order to spatially restore this Monastery, the Santa Cruz CES project team super realistically modelled the space as it was in 1834. Wanting to expose their work to the public taking into account the temporal window of these events, we were challenged to create a stereoscopic viewer that was up to the Virtual Reality technology of today, but that managed to contain in it the original experience of stereoscopic photography of the 19th century. In order to respond to this challenge we propose the prototyping of a stereoscopic device and software that rethinks and reinterprets the original experience of viewing a stereoscopic photograph. In this dissertation, we describe the creation and development of Spectare, a late 19th century inspired stereoscope capable of Virtual Reality and its usage in cooperation with the work made by Santa Cruz CES Project.eng
dc.description.sponsorshipOutro - Ligação ao Projeto Santa Cruz-
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectFotografia Estereoscópicapor
dc.subjectRealidade Virtualpor
dc.subjectDesign de Interaçãopor
dc.subjectPatrimónio Culturalpor
dc.subjectStereoscopic Photographyeng
dc.subjectVirtual Realityeng
dc.subjectInteraction Designeng
dc.subjectCultural Heritageeng
dc.titleRe-imagining stereoscopic photography in the age of Virtual Realityeng
dc.title.alternativeRe-imagining stereoscopic photography in the age of Virtual Realitypor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI - FCTUC-
degois.publication.titleRe-imagining stereoscopic photography in the age of Virtual Realityeng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202777936-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorTaipina, Daniel Rocha::0000-0002-8682-9981-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriCarvalho, José Augusto Maçãs da Silva-
uc.degree.elementojuriCardoso, Jorge Carlos dos Santos-
uc.degree.elementojuriMartins, Pedro José Mendes-
uc.contributor.advisorCardoso, Jorge Carlos dos Santos::0000-0002-0196-2821-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1en-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0196-2821-
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