Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/958
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dc.contributor.advisorRaposo, Nicolau de Almeida Vasconcelos-
dc.contributor.advisorMacedo , Carlos António Regêncio-
dc.contributor.authorBonito, Jorge Manuel Rodrigues-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:47:43Z-
dc.date.available2008-12-04T14:47:43Z-
dc.date.issued2006-01-24en_US
dc.identifier.citationBONITO, Jorge Manuel Rodrigues - Concepções epistemológicas dos professores de biologia e geologia do ensino básico (3º ciclo) e do ensino secundário e o caso das actividades práticas no ensino das ciências da terra e das ciências da vida : contributo para o conhecimento profissional e formação de professores de ciências da terra e de ciências da vida. Coimbra, 2005.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/958-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação (Formação de professores) apresentada à Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractSegundo apontam os resultados das diversas investigações, parece ser o conhecimento profissional do professor, produto da interacção e integração de vários saberes, o eixo que estrutura toda a sua actuação. E, nesse âmbito, as suas concepções epistemológicas são manifestamente responsáveis por estruturar bloquear ou dinamizar, fragmentar ou integrar outros campos importantes e níveis do saber profissional do professor. A investigação dessas concepções acerca de concepções assume, por isso, particular importância. Este trabalho insere-se no contexto desta problemática, partindo dos pressupostos de que o conhecimento profissional, de facto, sobre o conhecimento escolar influencia fortemente a maneira de interpretar e de actuar no ensino, de que é desejável um conhecimento profissional epistemologicamente diferenciado, que resulta de uma reelaboração e integração de distintos saberes, concebido como uma série de ideias em permanente evolução, e de que um conhecimento profissional solícito, envolve atitudes e valores específicos encaminhados para a transformação do contexto escolar e profissional. Pesem embora a natureza e algumas limitações dos instrumentos utilizados, os resultados obtidos evidenciaram: (i) uma boa eficácia da resolução de problemas orientada em didáctica das actividades práticas de campo; (ii) o muito baixo nível de indagação e de integração dos saberes da psicologia cognitiva e da nova filosofia das ciências nos documentos produzidos para as actividades práticas de laboratório; e (iii) uma evolução das concepções epistemológicas dos futuros professores e dos professores em exercício relativamente a resultados de estudos anteriores.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectFormação de professoresen_US
dc.subjectEnsino das ciências biológicasen_US
dc.subjectEnsino das ciências da terra-
dc.titleConcepções epistemológicas dos professores de biologia e geologia do ensino básico (3º ciclo) e do ensino secundário e o caso das actividades práticas no ensino das ciências da terra e das ciências da vida : contributo para o conhecimento profissional e formação de professores de ciências da terra e de ciências da vidaen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
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