Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95616
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinto, Lazara Alves-
dc.contributor.authorAlcoforado, Luís-
dc.contributor.authorBarbosa, Márcia Regina-
dc.date.accessioned2021-08-19T09:24:25Z-
dc.date.available2021-08-19T09:24:25Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.isbn978-972-798-484-8pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/95616-
dc.description.abstractEste artigo propõe uma reflexão a respeito da importância das políticas públicas na educação brasileira. Pretende, ainda, perceber o enfoque principal dado pelas organizações internacionais, enquanto promotoras de políticas educacionais que visam o desenvolvimento humano. Apesar da existência da agência primariamente dedicada à educação, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), procura-se demonstrar, que outras organizações internacionais têm papel fundamental nas políticas fomentadas para a educação. Dessa forma, o texto tenta explorar a atuação dessas instituições desde a década de 1950. Este artigo vem enfatizar as finalidades das propostas do Banco Mundial, da UNESCO, do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, do Fundo Monetário Internacional, da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Organizações Internacionais que há décadas se fazem presentes no Brasil.pt
dc.description.abstractThis article proposes a reflection on the importance of public policies in Brazilian education. It also intends to understand the main focus given by international organizations, while promoters of educational policies aim at human development. Despite the existence of the agency primarily dedicated to education, the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) seeks to demonstrate that other international organizations play a fundamental role in the policies fostered for education. Thus, the text tries to explore the performance of these institutions since the 1950s. This article emphasizes the purposes of the proposals of the World Bank, UNESCO, the United Nations Children's Fund – UNICEF, the International Monetary Fund, the Organization for Economic Co-operation and Development, the United Nations Development Program, Organizations Internationals that have been present in Brazil for decades.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherMinervaCoimbrapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectPolíticas Públicaspt
dc.subjectOrganizações Internacionaispt
dc.subjectEducação Profissionalpt
dc.subjectEducação no Brasilpt
dc.subjectPublic Policiespt
dc.subjectInternational Organizationspt
dc.subjectProfessional Educationpt
dc.subjectEducation in Brazilpt
dc.titleEducação e Formação Profissional: Analisando as Finalidades das Políticas Públicas Brasileiras no Quadro das Organizações Internacionaispt
dc.title.alternativeEducation and Professional Training: Analysing the Purpose of Brazilian Public Policies in the Framework of International Organizationspt
dc.typebookPartpt
degois.publication.firstPage309pt
degois.publication.lastPage321pt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleEducação e Formação de Jovens e Adultos. (Re)Pensando o trabalho e os contextos profissionaispt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2020-12-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebookPart-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0003-4425-7011-
Appears in Collections:FPCEUC - Livros e Capítulos de Livros
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Educacao e formacao profissional-analisando.pdf197.5 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

147
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

136
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons