Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95558
Title: Ensino da Matemática: Novas Perspetivas e Desafios da Atualidade
Other Titles: Teaching of Mathematics: New Perspectives and Current Challenges
Authors: Queiroz, Carla Patrícia Melício
Orientador: Albuquerque, Helena Maria Mamede
Keywords: Matemática; Docente; Alunos; Estágio Curricular; Pedagogia; Mathematics; Teacher; Students; Curricular Internship; Pedagogy
Issue Date: 16-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Ensino da Matemática: Novas Perspetivas e Desafios da Atualidade
Place of publication or event: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Abstract: O Relatório de Estágio que aqui se inicia, redigido no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, compreende todas as atividades decorridas ao longo do Estágio Curricular, realizado no ano letivo 2020/2021, na Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis, em Coimbra, cuja orientação científica foi da responsabilidade da Professora Doutora Helena Albuquerque, e orientação pedagógica da responsabilidade da Professora Sónia Florindo.No decorrer do Estágio Curricular, foi permitido à professora estagiária assumir a regência de uma turma de 8º ano, com supervisão da Orientadora Cooperante, e dar assistência à mesma nas turmas de 9º CEF (Curso de Educação e Formação) e 12º Ano do Curso de Ciências e Tecnologias. Durante esta experiência de prática letiva, a professora estagiária desenvolveu várias atividades, trabalhos e momentos de avaliação, que serão descritos em pormenor ao longo deste Relatório de Estágio.O documento está estruturado em capítulos, onde serão descritas, ao detalhe, todas as competências desenvolvidas e tarefas realizadas relacionadas com a prática letiva, desde a planificação de aulas à elaboração de momentos de avaliação, bem como a participação nas várias componentes de estrutura e organização inerentes ao normal funcionamento escolar, como as reuniões de Conselhos de Turma. Em modo de conclusão, será feita uma reflexão crítica sobre toda esta experiência no mundo escolar, relacionando com o universo do ensino e as suas metodologias atuais.
The Internship Report that begins here, written as part of the Master's Degree in Mathematics Teaching at the Faculty of Science and Technology of the University of Coimbra, comprises all the activities carried out during the Curricular Internship, held in the 2020/2021 year, at the Secondary School with 3rd Cycle D. Dinis, in Coimbra, whose scientific supervision was the responsibility of Professor Helena Albuquerque, and pedagogical supervision of the responsibility of Teacher Sónia Florindo. During the Curricular Internship, the intern teacher was allowed to take over the regency of an 8th grade class, under the supervision of the Cooperating Supervisor, and assist her in the 9th CEF (Education and Training Course) and 12th Year of the Course Sciences and technologies. During this teaching practice experience, the intern teacher developed several activities, assignments and evaluation moments, which will be described in detail throughout this Internship Report. The document is structured in chapters, which will describe, in detail, all the skills developed and tasks performed related to the teaching practice, from the planning of classes to the preparation of evaluation moments, as well as participation in the various components of structure and organization inherent to normal school functioning, such as class council meetings. In conclusion, a critical reflection will be made on this entire experience in the school world, relating to the universe of teaching and its current methodologies.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/95558
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio_de_Estagio_Carla_Queiroz.pdf59.75 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

180
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

216
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons