Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95543
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Paula Alexandra Gomes da-
dc.contributor.authorSilva, Ana Mafalda Coutinho da-
dc.date.accessioned2021-08-05T22:02:43Z-
dc.date.available2021-08-05T22:02:43Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.date.submitted2021-08-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/95543-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractNos últimos anos, o mundo tem-se vindo a preparar para a quarta revolução industrial, vulgarmente referida como Indústria 4.0. Apesar de existirem várias abordagens e teorias distintas quanto à visão Indústria 4.0, a característica comum que caracteriza melhor essa revolução é a simbiose entre o Homem e a máquina. As diferenças geradas por esta nova revolução podem identificar-se através de Sistemas Ciber-Físicos, Internet das Coisas, Realidade Aumentada e Realidade Virtual. São tecnologias como estas que se espera que integrem futuros chãos-de-fábricas e que trabalhem em cooperação com os trabalhadores destes locais. É esperado que esta cooperação melhore a produtividade, gere um crescimento de receitas, reduza as perdas de tempo e melhore o controlo de danos. Para atingir esse objetivo, já foram consideradas múltiplas estratégias a serem integradas e adaptadas em fábricas. Uma das estratégias mais importantes para acompanhar e seguir os chãos-de-fábricas e os trabalhadores é receber feedback dos mesmos em tempo real. Existem, atualmente, tecnologias que se mantêm a par das tarefas, da informação relativa à saúde e outras métricas. Nestas tecnologias, é importante que essa informação seja compreensível para todos os utilizadores das mesmas, desde operadores de chão-de-fábrica a responsáveis de turno ou área. Assim sendo, o foco principal desta dissertação debruça-se sobre a interação entre os trabalhadores e a tecnologia, bem como a devolução de informação e necessária compreensão por parte dos trabalhadores das métricas acima mencionadas (tarefas, atividade, saúde, entre outros). Apoiada nas áreas de Interação Humano-Computador e Visualização, o objetivo principal desta dissertação é gerar soluções de visualização de dados para a aplicação a desenvolver pela Fraunhofer AICOS, bem como prototipar, testar e validar essas soluções. O processo de trabalho incluiu observação, entrevistas e sessões de co-criação junto dos trabalhadores da Bosch, do IKEA e da OLI, a prototipagem e validação das soluções junto de peritos das áreas de Interação Humano-Computador, Design de Comunicação e Design de Produto. Este processo permitiu o desenvolvimento de diretrizes preliminares para a representação de dados em contextos de chão-de-fábrica. Estas diretrizes preliminares, permitirão uma leitura e compreensão facilitadas por parte dos trabalhadores e servirão para informar o design e o desenvolvimento de tecnologia nestes contextos.por
dc.description.abstractFor the last few years, the world has been preparing for the fourth industrial revolution, which is commonly mentioned as Industry 4.0. Even though there are different approaches and visions for Industry 4.0, what characterises it the most is the symbiosis between man and the machine. The differences generated in this new revolution can be identified through Cyber-Physical Systems, Internet of Things, Augmented Reality or Virtual Reality. Technologies such as these are expected to integrate shop floors and work in cooperation with operators. It is expected that this cooperation will increase productivity, generate revenue growth, reduce time loss and improve damage control. In working towards achieving this goal, multiple strategies to adapt factories and the future workplace have been considered. One of the most important strategies is to keep tracking shop floors and the operators, and keep receiving real-time feedback from them. To receive information, there are technologies that allow the tracking of tasks, health related information and other metrics. In these technologies, it is important that information is understandable for everyone, from operators to shift or area supervisors. Hereby, the main focus of this dissertation leans on the interaction between operators and technology as well as the return of information and necessary comprehension from workers of the metrics mentioned above (tasks, activity, health, and so on). Supported by Human-Computer Interaction and Visualization, the main goal of this dissertation is to generate visual solutions for the application to be developed by Fraunhofer AICOS, as well as prototype, test and validate those solutions. The work plan includes observation, interviews, and Co-Design sessions with workers from Boshc, IKEA, and OLI, prototyping, and validation of those solutions with experts from the areas of Human-Computer Interaction, Communication Design and Product Design. This process allowed the development of preliminary guidelines for data representation in shop floor contexts. These preliminary guidelines will allow the ease of readability and comprehension from workers and will inform the design and development of technology in these contexts.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectIndústria 4.0por
dc.subjectOperador 4.0por
dc.subjectInteração Humano-Computadorpor
dc.subjectVisualizaçãopor
dc.subjectDesign Centrado no Humanopor
dc.subjectIndustry 4.0eng
dc.subjectOperator 4.0eng
dc.subjectHuman-Computer Interactioneng
dc.subjectVisualizationeng
dc.subjectHuman-Centred Designeng
dc.titleOperatorVis – Design and recommendations for the understandability of data by operators 4.0.eng
dc.title.alternativeOperatorVis – Desenho e recomendações para a compreensão de dados por parte de trabalhadores da indústria 4.0por
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationAssociação Fraunhofer Portugal Research-
degois.publication.titleOperatorVis – Design and recommendations for the understandability of data by operators 4.0.eng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202753190-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Ana Mafalda Coutinho da::0000-0002-5636-0051-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriCardoso, Jorge Carlos dos Santos-
uc.degree.elementojuriPolisciuc, Evgheni-
uc.degree.elementojuriSilva, Paula Alexandra Gomes da-
uc.contributor.advisorSilva, Paula Alexandra Gomes da::0000-0003-1573-7446-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1en-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1573-7446-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
dissertação—2016227809.pdf7.75 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

108
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

91
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons