Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95458
Title: Sensações Sinuosas e Emoções Hipnóticas: Performance sonora e visual na contemporaneidade
Authors: Dinis, Frederico Miguel da Cruz
Orientador: Oliveira, Fernando Matos de
Dias, João Pedro de Abreu Tudela Almeida
Keywords: Som; Sound; Imagem; Image; Memória; Memory; Performance Art; Performance Art; Site-specific; Site-specific; Sentido de lugar; Sense of place
Issue Date: 8-Jun-2021
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O objetivo geral desta tese é analisar a confluência entre o som e a imagem, através um processo de investigação-criação no âmbito da performance contemporânea. Em particular, pretendeu-se em primeiro lugar a conceção de uma articulação sonora e visual, no aqui e agora, de cada evento e em segundo lugar o desenvolvimento de momentos performativos sonoros e visuais que se deslocam entre passado e presente, comunidade e indivíduo. A realidade artística atual, composta pelos novos media e pela sua complexidade relacional ampliada, apresenta-se cada vez mais como um desafio às correntes e formas artísticas instituídas. Um dos formatos que desde sempre se destacou por quebrar as regras dos movimentos artísticos vigentes foi a arte da performance. O conceito de performance pode ser entendido através de diferentes perceções, que resultam de distintas abordagens disciplinares, áreas artísticas ou contextos culturais. É também devido a esta abertura conceptual e diversidade de procedimentos criativos que a performance apresenta um grande potencial de exploração, nomeadamente partindo das suas diferentes conceções, na qual pretendemos fundamentar uma leitura pessoal, especialmente focada na confluência entre os meios sonoro e visual, como tema de reconhecimento criativo. Neste contexto, a apropriação tecnológica e a expansão a outros media ganhou destaque entre as práticas criativas nas últimas décadas, já que permitiu a descentralização do corpo/performer, abrindo-se assim a outros meios e a outras materialidades, como o som ou a imagem. É no contexto desta descentralização que procuraremos refletir nesta tese sobre o papel da memória na representação das identidades dos lugares, abordando o processo de aproximação ao site-specific e a (des)construção do lugar como estímulo para a representação da memória, que se expande através de narrativas sonoras e visuais fragmentadas. A tese propõe uma "investigação estética" que valoriza a componente sensorial da perceção (aisthesis) numa abordagem que incluiu a realização de um conjunto de trabalhos de investigação através da prática artística, sob um formato próprio de linguagem de expressão, ambicionando analisar e desenvolver métodos funcionais e estratégias ligadas ao desenvolvimento das próprias criações artísticas e a proposição de modos de reapresentação das mesmas. Estes trabalhos de investigação-criação desenvolvem duas componentes principais: o processo de aproximação ao site-specific e a (des)construção do sentido de lugar. Estas duas componentes permitem atestar que a performance sonora e visual site-specific atua como mediador, através da plasticidade, na materialidade das interações entre obra de arte, sons, imagens, lugar, memória e público. Assim, o envolvimento do público foge do lugar comum da corporeidade diária, criando mecanismos de movimentos contínuos, diluindo fronteiras aparentemente permanentes e partindo da experiência corporal como mote para a transgressão espacial. Esta investigação-criação procura assim acrescentar mais um esboço ao território da performance, situado entre a teoria e a prática, interrogando sempre o seu lugar analítico e estético na atualidade, tendo em conta a importância da performatividade da memória e da produção de efeitos de presença, através da construção de uma confluência sonora e visual.
The general objective of this thesis is to analyse the confluence between sound and image, through a research-creation process within the scope of contemporary performance. The intention was, first of all, to develop a sound and visual articulation, in the here and now, of each event, and secondly to develop sound and visual performative moments that move between past and present, community and individual. The current artistic reality, composed of the new media and their increased relational complexity, presents itself more and more as a challenge to the current and established art forms. One of the formats that have always stood out for breaking the rules of current artistic movements was the art of performance. The concept of performance can be understood through different perceptions, which result from different disciplinary approaches, artistic areas or cultural contexts. It is also due to this conceptual openness and diversity of creative procedures that performance has a great potential for exploration, namely starting from its different conceptions, in which we intend to base a personal reading, especially focused on the confluence between sound and visual media, as a theme of creative recognition. In this context, technological appropriation and expansion to other media have gained prominence among creative practices in recent decades, since it has allowed the body/performer to be decentralized, thus opening up to other media and other materialities, such as sound or image. It is in the context of this decentralization that we will try to reflect in this thesis on the role of memory in the representation of the identities of places, addressing the process of approaching site-specific and the (de) construction of the place as a stimulus for the representation of memory, which expands through fragmented sound and visual narratives. The thesis proposes an "aesthetic research" that values the sensory component of perception (aisthesis) in an approach that included the realization of a set of research works through artistic practice, under a specific expression language format, aiming to analyse and develop methods functional and strategies related to the development of artistic creations themselves and the proposition of ways of re-presenting them. These research-creation works develop two main components: the process of approaching the site-specific and the (de) construction of the sense of place. These two components allow us to attest that the site-specific sound and visual performance acts as a mediator, through plasticity, in the materiality of the interactions between artwork, sounds, images, place, memory and audience. Thus, public involvement escapes the commonplace of daily corporeality, creating mechanisms of continuous movement, diluting seemingly permanent boundaries and starting from bodily experience as a motto for spatial transgression. This research-creation thus seeks to add another sketch to the territory of performance, situated between theory and practice, always questioning its analytical and aesthetic place today, taking into account the importance of the performance of memory and the production of presence effects, through the construction of a sound and visual confluence.
Description: Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos - Especialidade de Estudos Teatrais e Performativos, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/95458
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento

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